Tradição e modernidade : mudança ou adaptação na estrutura da família patriarcal hindu em Maputo /

Toda a cultura é uma multiplicidade de correntes, ás vezes antagônicas. Moçambique não faz exceção à regra. O contexto cultural proporcionado pelo comércio entre moçambicanos e indianos, ao longo de vários séculos, é caracterizado pela interpretação cultural , ou seja, fecundação recíproca e positiv...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ismail, Nelson de Melo., Monteiro, Anita Queiroz., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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spelling oai:localhost:123456789-392662022-11-29T21:23:54Z Tradição e modernidade : mudança ou adaptação na estrutura da família patriarcal hindu em Maputo / Ismail, Nelson de Melo. Monteiro, Anita Queiroz. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cultura social - Maputo(Moçambique) - Monografia. Tradição cultural - Índia e Moçambique - Monografia. Toda a cultura é uma multiplicidade de correntes, ás vezes antagônicas. Moçambique não faz exceção à regra. O contexto cultural proporcionado pelo comércio entre moçambicanos e indianos, ao longo de vários séculos, é caracterizado pela interpretação cultural , ou seja, fecundação recíproca e positiva das duas culturas. Tradicionalmente, os moçambicanos e indianos possuíam a mesma estrutura familiar patriarcal. A continuidade da estrutura familiar patriarcal para os dois grupos vai oscilar pela força da tradição ou da modernidade. A tradição e a modernidade diferem pelo maior grau de continuidade e a ruptura desta continuidade. Fatores externos aos dois grupos, como a expansão colonial, vai provocar profundas transformações nos dois grupos. Por um lado, entre os moçambicanos, assiste-se a ruptura com as tradições ancestrais, culminando com a mudança na estrutura familiar patriarcal para nuclear. Por outro lado, os indianos, apesar de sofrerem as mesmas pressões do meio social, através da adaptação de seus hábitos e costumes, têm conseguido manter a sua estrutura familiar patriarcal. O método utilizado foi o da observação participante, procurando obter através da história oraL, história de vida e ainda de entrevistas abertas e estruturadas, aprender o socialmente vivido, o sujeito em suas práticas, tentando perceber de que maneira ele aborda as condições sociais que lhe são particulares. Servi-me ainda da pesquisa bibliográfica, para complementar este trabalho. 1 2022-10-05T12:06:18Z 2022-10-05T12:06:18Z 2000. Monografia UFRN 316.72 I83t MONOG 56259 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56259 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56259
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