Sonhos cor de rosa: conversas num salão de beleza /
O propósito deste trabalho é estudar os diferentes comportamentos entre homens e mulheres dentro dos salões de beleza, sob a ótica da sociabilidade e do consumo da beleza, enfatizando o público feminino. O campo definido para a pesquisa empírica foi os salões de beleza situados nas ruas General Osór...
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oai:localhost:123456789-391022022-11-29T21:20:30Z Sonhos cor de rosa: conversas num salão de beleza / Figueiredo, Janine Mikaele de Oliveira. Schwade, Elisete. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mulheres - Consumo - Monografia. Consumo feminino - Monografia. Consumo da beleza - Monografia. Sociabilidade - Monografia. Estética - Monografia. O propósito deste trabalho é estudar os diferentes comportamentos entre homens e mulheres dentro dos salões de beleza, sob a ótica da sociabilidade e do consumo da beleza, enfatizando o público feminino. O campo definido para a pesquisa empírica foi os salões de beleza situados nas ruas General Osório e Cel. José Pinto do bairro da Cidade Alta de Natal. Para isto utilizei as técnicas da observação, descrição, entrevistas e uma referêncai bibliográfica específica. No decorrer da pesquisa foi preciso relatar e caracterizar as ruas citadas e as que estavam em sua volta, através das teorias sobre etnografia urbana de Magnani (2000 e 2002), descrevendo e explicando as manchas cor de rosa que existem ali. Como consequência da pesquisa, foram explandas as teorias sobre o consumo no centro da cidade de Natal, das mulheres e da beleza, complementada por conceitos como estetização e perfeição estética, subsidiadas pelas idéias de Featherstone (1997). E sob olhares e ouvidos atentos ao que acontecia dentro dos salões de beleza, partiu a elucidação dos laços de sociabilidade presente nesse espaço físico, defindo o jogo - "faz de conta' - social o qual as mulheres enfrentam em seu cotidiano e o estreitamento dos laços de amizade e reconhecimento através de revistas femininas lidas no momento da espera para o atendimento dos funcionários dos salões, fundamentado nas teorias de Simmel (1983). Podendo concluir que nas manchas cor de rosa existem um faz de conta social, no qual as mulheres se submetem as tiranias da moda e da beleza induzidas pela cultura do consumo, que chega à elas através da estetização midiática. 1 2022-10-05T12:05:02Z 2022-10-05T12:05:02Z 2004. Monografia UFRN 396:64.033 F475s MONOG 56055 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56055 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56055 |
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O propósito deste trabalho é estudar os diferentes comportamentos entre homens e mulheres dentro dos salões de beleza, sob a ótica da sociabilidade e do consumo da beleza, enfatizando o público feminino. O campo definido para a pesquisa empírica foi os salões de beleza situados nas ruas General Osório e Cel. José Pinto do bairro da Cidade Alta de Natal. Para isto utilizei as técnicas da observação, descrição, entrevistas e uma referêncai bibliográfica específica. No decorrer da pesquisa foi preciso relatar e caracterizar as ruas citadas e as que estavam em sua volta, através das teorias sobre etnografia urbana de Magnani (2000 e 2002), descrevendo e explicando as manchas cor de rosa que existem ali. Como consequência da pesquisa, foram explandas as teorias sobre o consumo no centro da cidade de Natal, das mulheres e da beleza, complementada por conceitos como estetização e perfeição estética, subsidiadas pelas idéias de Featherstone (1997). E sob olhares e ouvidos atentos ao que acontecia dentro dos salões de beleza, partiu a elucidação dos laços de sociabilidade presente nesse espaço físico, defindo o jogo - "faz de conta' - social o qual as mulheres enfrentam em seu cotidiano e o estreitamento dos laços de amizade e reconhecimento através de revistas femininas lidas no momento da espera para o atendimento dos funcionários dos salões, fundamentado nas teorias de Simmel (1983). Podendo concluir que nas manchas cor de rosa existem um faz de conta social, no qual as mulheres se submetem as tiranias da moda e da beleza induzidas pela cultura do consumo, que chega à elas através da estetização midiática. |
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