O novo trabalhador da indústria têxtil /

a indústria têxtil historicamente, desempenhou um papel de grande geradora de empregos. Isso se deve ao seu caráter descontínuo de produção - fiação, tecelagem e acabamento - onde cada etapa pode ser realizada separadamente e com o aspecto de produto final. Aolongo dos anos, essa indústria tem passa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira, Augusto César Fonsêca., Clementino, Maria do Livramento Miranda., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/55961
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:a indústria têxtil historicamente, desempenhou um papel de grande geradora de empregos. Isso se deve ao seu caráter descontínuo de produção - fiação, tecelagem e acabamento - onde cada etapa pode ser realizada separadamente e com o aspecto de produto final. Aolongo dos anos, essa indústria tem passado por inovações e transformações lentas. Nos anos oitenta e principalmente na década de noventa, as inovações tecnológicas se intensificam, acarretando várias medanças em todo o processo de produção têxtil. Diante dessas inovações tecnológicas, a pesquisa analisa os impactos sobre o trabalho no setor têxtil, a necessidadede um novo perfil do trabalhador o "colaborador". É analisado as novas exigências quanto a qualificação e a redução do número de trabalhadores necessáriso à produção. Para constatarmos essas questões na prática da pesquisa, usamos o caso da COTENE. Nessa empresa verificamos as inovações tecnológicas e suas consequências.