Matrilisina e ß-catenina em carcinoma de células escamosas de língua-relação com o potencial metastático tumoral /

O carcinoma de células escamosas (CCE) figura entre lesões de maior interesse da região bucal e quando presente em língua exibe aspecto mais infiltrativo, curso clínico agressivo e prognóstico desfavorável, o que pode estar associado com maior potencial metastático. O presente trabalho investigou a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Amorim, Rivadávio Fernandes Batista de., Freitas, Roseana de Almeida., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/55507
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O carcinoma de células escamosas (CCE) figura entre lesões de maior interesse da região bucal e quando presente em língua exibe aspecto mais infiltrativo, curso clínico agressivo e prognóstico desfavorável, o que pode estar associado com maior potencial metastático. O presente trabalho investigou a expressão da ß-catenina, metaloproteinase-7 (MMP-7) e da 26 (MMP-26) em CCE de língua e sua relação com o desenvolvimento de metásteses. Foram selecionados 24 casos de CCE em língua e divididos em dois grupos: grupo metastático (n=12) e grupo sem metástase (n=12) os quais foram submetidos a marcação imunohistoquímica. Realizou-se uma análise semi-quantitativa no fronte invasivo tumoral e a imunoexpressão das proteínas foi categorizada como sendo negativa, positiva e fortemente positiva, atribuindo-se escores, 0, + e ++, respectivamente. A expressão para a ß-catenina demonstrou que 33% dos casos foram escore "0", 50% escore "+" e 17% escore "++" no grupo metastático; 42% com escore "0", 33% escore "+" e 25% escore "++" no grupo sem metástese. Além disso, a ß-catenina demonstrou marcação ora restrita à membrana ora citoplasmática ou nucleare, ainda, associação destas. Com relação à MMP-7, os resultados demonstraram padrão de marcação idêntico nos dois grupos, onde 17% dos casos exibiram escore "+" e 33% escore "++". Tratanjdo-se da MMP-26, observaram-se 25% com escore "0", 8% escore "+" e 67% escore "++" no grupo metastático; 8% com escore "0", 50% escore "+" e 42% escore "++" no grupo sem metástase. A Análise estatística através dos testes U de Mann e Whitney e correlação de Spearman não demonstrou nenhuma diferença significativa entre a expressão das proteínas nos dois grupos e, tampouco, correlação entre a expressão das mesmas. Diante destes dados, conclui-se que a expressão da ß-catenina, MMP-7 e MMP-26 não contitui um método eficaz esolado para predizer o potencial metastático dos CCE em língua.#$&Abstract: