Supressão do ruído de rolamento superfical utilizando uma transformada wavelet discreta com suporte compacto no tempo /

O processamento de sinais sísmicos é uma tarefa muito importante dentro da Geofísica e que representa um desafio permanente na exploração de petróleo. Embora os sismogramas nos fornceçam uma imagem de uma estrutura geológica, eles são contaminados por sinais espúrios e, o "ground roll" é a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Leite, Francisco Edcarlos Alves., Lucena, Liacir dos Santos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54325
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O processamento de sinais sísmicos é uma tarefa muito importante dentro da Geofísica e que representa um desafio permanente na exploração de petróleo. Embora os sismogramas nos fornceçam uma imagem de uma estrutura geológica, eles são contaminados por sinais espúrios e, o "ground roll" é a componente principal desses sinais espúrios. Este fato exige um esforço grande para desenvolver metodologias novas de filtragem. Nosso método usa uma base "wavelet" que tem um suporte compacto no tempo. Esta compacidade permite um processo de filtragem que afeta uma região delimitada dos sismogramas. Nós aperfeiçoamos este procedimento usando a família de "wavelets" de Daubechies, desde que estas "wavelets" tenham suporte mínimo para uma determinada ordem de aproximação. Os sismogramas são decompostos nesta base aplicando os filtros de aproximação e detalhe h e g respectivamente. A decomposição é organizada em escala. Em cada escala as funções da base transladadas represemtam os detalhes do sinal em tempos diferentes. O processo de filtragem consiste na atenuação das componentes do sinal em tempo e escala.