Indicadores associados a acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus da cidade de Natal /

O próposito deste estudo foi investigar indicadores do envolvimento de motoristas de ônibus urbano em acidentes de trânsito. Relacionamos esse envolvimento em acidentes com vários dos indicadores apontados pela literatura da área, incluindo a dimensão de tempo daqueles motoristas, tal como expressa...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Andréa Carla Ferreira de., Pinheiro, José Queiroz.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17486/1/AndreaCFO.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-376892022-11-29T20:53:29Z Indicadores associados a acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus da cidade de Natal / Oliveira, Andréa Carla Ferreira de. Pinheiro, José Queiroz. Psicologia - Dissertação. Transporte de passageiros - Natal(RN) - Dissertação. Motorista de ônibus - Acidente de trânsito - Dissertação. O próposito deste estudo foi investigar indicadores do envolvimento de motoristas de ônibus urbano em acidentes de trânsito. Relacionamos esse envolvimento em acidentes com vários dos indicadores apontados pela literatura da área, incluindo a dimensão de tempo daqueles motoristas, tal como expressa no Inventário Zimbardo de Perspectiva Temporal (IZTP), pois estudos anteriores constataram que pessoas mais ligadas ao presente relatavam maior propensão de risco ao dirigir. Um questionário foi aplicado a 457 motoristas de ônibus de Natal, contendo perguntas sobre atuação profissional, características sociodemográficas dos participantes e os ítens de perspectiva temporal, respondidos em escala de cinco pontos, tipo Likert. Dentre os indicadores investigados, verificamos que os melhores preditores relativos aos acidentes de trânsito foram: preocupar-se com dirigir atrasado, com problemas familiares e com o próprio sono; fazer horas extras; reclamações de passageiros, trabalhar durante as férias e "colocar" atestados médicos. Já em relação à perspectiva temporal dos motoristas, a sub-escala de "presente combinado" mostrou uma relação positiva com o envolvimento em acidentes de trânsito, e a de "futuro" uma relação negativa, em ambos os casos conforme o sentido esperado, ainda que os efeitos não tenham sido estatisticamente significativos. As variáveis preditoras selecionadas indicaram que os acidentes de trânsito estão principalmente associados a fatores situacionais, os quais podem ser evitados através da melhoria das condições de trabalho dos motoristas profissionais e das políticas organizacionais e públicas, considerando que os acidentes de trânsito devem fazer parte dessas iniciativas nas áreas de saúde e segurança pública.#$&The purpose of this study was to investigate indicators of urban bus drivers involvement in transit accidents. We analyzed their involvement in accidents in relation to several indicators suggested by the literature, including the temporal dimension of those bus drivers, as expressed in Zimbardo's Time Perspective Inventory (ZTPI), for previous studies have shown that people more present time oriented revealed greater tendency to engage in risk driving. A questionnaire was applied to 457 bus drivers of the city of Natal, RN, Brazil, with questions about participants socio-demographic information, their professional performance and items on time perspective, presented in a five points Likert type scale. Among the indicators analyzed, the best predictors of traffic accidents were: worried about not being on schedule, family problems, and falling asleep; to work overtime, passengers complaints, work while on vacations and medical leaves. In regard to drivers' time perspective, the sub-scale of "combined present" showed a positive relationship with involvement in transit accidents, while the future scale a negative one, in both cases in accordance with the expect direction, even though the effects have not been statistically significant. The selected predictive variable indicate that traffic accidents are mainly associated to situational factors, that could be prevented through the betterment of work conditions of the bus drivers and other organizational and public policies, since transit accidents should be part of initiatives in the areas of health and safety. 1 2022-10-05T11:54:42Z 2022-10-05T11:54:42Z 2003. Dissertação 159.9-057.1 O48i DISSERT 54256 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17486/1/AndreaCFO.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17486/1/AndreaCFO.pdf
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Oliveira, Andréa Carla Ferreira de.
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Indicadores associados a acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus da cidade de Natal /
description O próposito deste estudo foi investigar indicadores do envolvimento de motoristas de ônibus urbano em acidentes de trânsito. Relacionamos esse envolvimento em acidentes com vários dos indicadores apontados pela literatura da área, incluindo a dimensão de tempo daqueles motoristas, tal como expressa no Inventário Zimbardo de Perspectiva Temporal (IZTP), pois estudos anteriores constataram que pessoas mais ligadas ao presente relatavam maior propensão de risco ao dirigir. Um questionário foi aplicado a 457 motoristas de ônibus de Natal, contendo perguntas sobre atuação profissional, características sociodemográficas dos participantes e os ítens de perspectiva temporal, respondidos em escala de cinco pontos, tipo Likert. Dentre os indicadores investigados, verificamos que os melhores preditores relativos aos acidentes de trânsito foram: preocupar-se com dirigir atrasado, com problemas familiares e com o próprio sono; fazer horas extras; reclamações de passageiros, trabalhar durante as férias e "colocar" atestados médicos. Já em relação à perspectiva temporal dos motoristas, a sub-escala de "presente combinado" mostrou uma relação positiva com o envolvimento em acidentes de trânsito, e a de "futuro" uma relação negativa, em ambos os casos conforme o sentido esperado, ainda que os efeitos não tenham sido estatisticamente significativos. As variáveis preditoras selecionadas indicaram que os acidentes de trânsito estão principalmente associados a fatores situacionais, os quais podem ser evitados através da melhoria das condições de trabalho dos motoristas profissionais e das políticas organizacionais e públicas, considerando que os acidentes de trânsito devem fazer parte dessas iniciativas nas áreas de saúde e segurança pública.#$&The purpose of this study was to investigate indicators of urban bus drivers involvement in transit accidents. We analyzed their involvement in accidents in relation to several indicators suggested by the literature, including the temporal dimension of those bus drivers, as expressed in Zimbardo's Time Perspective Inventory (ZTPI), for previous studies have shown that people more present time oriented revealed greater tendency to engage in risk driving. A questionnaire was applied to 457 bus drivers of the city of Natal, RN, Brazil, with questions about participants socio-demographic information, their professional performance and items on time perspective, presented in a five points Likert type scale. Among the indicators analyzed, the best predictors of traffic accidents were: worried about not being on schedule, family problems, and falling asleep; to work overtime, passengers complaints, work while on vacations and medical leaves. In regard to drivers' time perspective, the sub-scale of "combined present" showed a positive relationship with involvement in transit accidents, while the future scale a negative one, in both cases in accordance with the expect direction, even though the effects have not been statistically significant. The selected predictive variable indicate that traffic accidents are mainly associated to situational factors, that could be prevented through the betterment of work conditions of the bus drivers and other organizational and public policies, since transit accidents should be part of initiatives in the areas of health and safety.
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