Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu p...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-37688 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-376882022-11-29T20:53:29Z Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / Medeiros, Suzana Maria Brito de. Carvalho, Tânia Câmara Araújo de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Professor - Dissertação. Formação de professor - Dissertação. Professora-reflexiva - Dissertação. A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu processo de desenvolvimento profissional. Esta dissertação constitui-se, assim, na análise do movimento entre a prática e a teoria do meu fazer cotidiano aliado a um contexto de escola reflexiva, buscando os elementos constitutivos acerca da mudança ocorrida em mim como professor da Educação Infantil. Para a análise da minha história de vida escolar alguns elementos do Método Autobiográfico se fizeram presentes. A opção pela Abordagem Qualitativa de Pesquisa se deu por considerar as póssibilidades de fazer vir à tona os problemas vividos pelos profissionais da educação, a fim de compreendê-los, conferindo-lhes um caráter significativo. A experiência no Núcleo de Educação Infantil como professora, coordenadora e integrante de um grupo de pesquisa foi marcante e definidora do meu processo de mudança. Os Cadernos de Planejamento, Relatos da Prática, as reuniões no coletivo para estudo, planejamento e questões administrativas são momentos instituídos na prática dessa escola que compê um movimento intenso e mobilizador para que os envolvidos reflitam sobre sua prática. Diante desses indicativos que a análise revelou, acredito que estar inserida em uma escola com tempos e momentos institucionalizados para a viabilização de uma proposta de gestão democrática, reflexiva e emancipatória, foi fundante para que me tornasse a professora/pessoa que sou hoje. 2 2022-10-05T11:54:42Z 2022-10-05T11:54:42Z 2004. Dissertação 371.13 M488c DISSERT 54255 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Educação - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Professor - Dissertação. Formação de professor - Dissertação. Professora-reflexiva - Dissertação. |
spellingShingle |
Educação - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Professor - Dissertação. Formação de professor - Dissertação. Professora-reflexiva - Dissertação. Medeiros, Suzana Maria Brito de. Carvalho, Tânia Câmara Araújo de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
description |
A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu processo de desenvolvimento profissional. Esta dissertação constitui-se, assim, na análise do movimento entre a prática e a teoria do meu fazer cotidiano aliado a um contexto de escola reflexiva, buscando os elementos constitutivos acerca da mudança ocorrida em mim como professor da Educação Infantil. Para a análise da minha história de vida escolar alguns elementos do Método Autobiográfico se fizeram presentes. A opção pela Abordagem Qualitativa de Pesquisa se deu por considerar as póssibilidades de fazer vir à tona os problemas vividos pelos profissionais da educação, a fim de compreendê-los, conferindo-lhes um caráter significativo. A experiência no Núcleo de Educação Infantil como professora, coordenadora e integrante de um grupo de pesquisa foi marcante e definidora do meu processo de mudança. Os Cadernos de Planejamento, Relatos da Prática, as reuniões no coletivo para estudo, planejamento e questões administrativas são momentos instituídos na prática dessa escola que compê um movimento intenso e mobilizador para que os envolvidos reflitam sobre sua prática. Diante desses indicativos que a análise revelou, acredito que estar inserida em uma escola com tempos e momentos institucionalizados para a viabilização de uma proposta de gestão democrática, reflexiva e emancipatória, foi fundante para que me tornasse a professora/pessoa que sou hoje. |
format |
Dissertação |
author |
Medeiros, Suzana Maria Brito de. Carvalho, Tânia Câmara Araújo de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Medeiros, Suzana Maria Brito de. Carvalho, Tânia Câmara Araújo de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Medeiros, Suzana Maria Brito de. |
title |
Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
title_short |
Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
title_full |
Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
title_fullStr |
Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
title_full_unstemmed |
Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
title_sort |
caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255 |
work_keys_str_mv |
AT medeirossuzanamariabritode caminhosdeumamudancareconstruindoateceduradosaberfazercomoprofessoranaeducacaoinfantil AT carvalhotaniacamaraaraujode caminhosdeumamudancareconstruindoateceduradosaberfazercomoprofessoranaeducacaoinfantil AT universidadefederaldoriograndedonorte caminhosdeumamudancareconstruindoateceduradosaberfazercomoprofessoranaeducacaoinfantil |
_version_ |
1766818183765819392 |