Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /

A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Suzana Maria Brito de., Carvalho, Tânia Câmara Araújo de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-37688
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-376882022-11-29T20:53:29Z Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil / Medeiros, Suzana Maria Brito de. Carvalho, Tânia Câmara Araújo de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Professor - Dissertação. Formação de professor - Dissertação. Professora-reflexiva - Dissertação. A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu processo de desenvolvimento profissional. Esta dissertação constitui-se, assim, na análise do movimento entre a prática e a teoria do meu fazer cotidiano aliado a um contexto de escola reflexiva, buscando os elementos constitutivos acerca da mudança ocorrida em mim como professor da Educação Infantil. Para a análise da minha história de vida escolar alguns elementos do Método Autobiográfico se fizeram presentes. A opção pela Abordagem Qualitativa de Pesquisa se deu por considerar as póssibilidades de fazer vir à tona os problemas vividos pelos profissionais da educação, a fim de compreendê-los, conferindo-lhes um caráter significativo. A experiência no Núcleo de Educação Infantil como professora, coordenadora e integrante de um grupo de pesquisa foi marcante e definidora do meu processo de mudança. Os Cadernos de Planejamento, Relatos da Prática, as reuniões no coletivo para estudo, planejamento e questões administrativas são momentos instituídos na prática dessa escola que compê um movimento intenso e mobilizador para que os envolvidos reflitam sobre sua prática. Diante desses indicativos que a análise revelou, acredito que estar inserida em uma escola com tempos e momentos institucionalizados para a viabilização de uma proposta de gestão democrática, reflexiva e emancipatória, foi fundante para que me tornasse a professora/pessoa que sou hoje. 2 2022-10-05T11:54:42Z 2022-10-05T11:54:42Z 2004. Dissertação 371.13 M488c DISSERT 54255 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Dissertação.
Educação infantil -
Dissertação.
Professor -
Dissertação.
Formação de professor -
Dissertação.
Professora-reflexiva -
Dissertação.
spellingShingle Educação -
Dissertação.
Educação infantil -
Dissertação.
Professor -
Dissertação.
Formação de professor -
Dissertação.
Professora-reflexiva -
Dissertação.
Medeiros, Suzana Maria Brito de.
Carvalho, Tânia Câmara Araújo de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
description A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu processo de desenvolvimento profissional. Esta dissertação constitui-se, assim, na análise do movimento entre a prática e a teoria do meu fazer cotidiano aliado a um contexto de escola reflexiva, buscando os elementos constitutivos acerca da mudança ocorrida em mim como professor da Educação Infantil. Para a análise da minha história de vida escolar alguns elementos do Método Autobiográfico se fizeram presentes. A opção pela Abordagem Qualitativa de Pesquisa se deu por considerar as póssibilidades de fazer vir à tona os problemas vividos pelos profissionais da educação, a fim de compreendê-los, conferindo-lhes um caráter significativo. A experiência no Núcleo de Educação Infantil como professora, coordenadora e integrante de um grupo de pesquisa foi marcante e definidora do meu processo de mudança. Os Cadernos de Planejamento, Relatos da Prática, as reuniões no coletivo para estudo, planejamento e questões administrativas são momentos instituídos na prática dessa escola que compê um movimento intenso e mobilizador para que os envolvidos reflitam sobre sua prática. Diante desses indicativos que a análise revelou, acredito que estar inserida em uma escola com tempos e momentos institucionalizados para a viabilização de uma proposta de gestão democrática, reflexiva e emancipatória, foi fundante para que me tornasse a professora/pessoa que sou hoje.
format Dissertação
author Medeiros, Suzana Maria Brito de.
Carvalho, Tânia Câmara Araújo de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Medeiros, Suzana Maria Brito de.
Carvalho, Tânia Câmara Araújo de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Medeiros, Suzana Maria Brito de.
title Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
title_short Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
title_full Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
title_fullStr Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
title_full_unstemmed Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
title_sort caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255
work_keys_str_mv AT medeirossuzanamariabritode caminhosdeumamudancareconstruindoateceduradosaberfazercomoprofessoranaeducacaoinfantil
AT carvalhotaniacamaraaraujode caminhosdeumamudancareconstruindoateceduradosaberfazercomoprofessoranaeducacaoinfantil
AT universidadefederaldoriograndedonorte caminhosdeumamudancareconstruindoateceduradosaberfazercomoprofessoranaeducacaoinfantil
_version_ 1766818183765819392