Caminhos de uma mudança : (re)construindo a tecedura do saber fazer como professora na educação infantil /

A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Suzana Maria Brito de., Carvalho, Tânia Câmara Araújo de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54255
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A preocupação recente dos pesquisadores com a questão das relações entre teoria e prática pedagógica vem fomentando um movimento que tem valorizado a pesquisa na formação do professor, reconhecendo a importância dos saberes da experiência dos saberes docente, por atribuir-lhe um papel ativo no seu processo de desenvolvimento profissional. Esta dissertação constitui-se, assim, na análise do movimento entre a prática e a teoria do meu fazer cotidiano aliado a um contexto de escola reflexiva, buscando os elementos constitutivos acerca da mudança ocorrida em mim como professor da Educação Infantil. Para a análise da minha história de vida escolar alguns elementos do Método Autobiográfico se fizeram presentes. A opção pela Abordagem Qualitativa de Pesquisa se deu por considerar as póssibilidades de fazer vir à tona os problemas vividos pelos profissionais da educação, a fim de compreendê-los, conferindo-lhes um caráter significativo. A experiência no Núcleo de Educação Infantil como professora, coordenadora e integrante de um grupo de pesquisa foi marcante e definidora do meu processo de mudança. Os Cadernos de Planejamento, Relatos da Prática, as reuniões no coletivo para estudo, planejamento e questões administrativas são momentos instituídos na prática dessa escola que compê um movimento intenso e mobilizador para que os envolvidos reflitam sobre sua prática. Diante desses indicativos que a análise revelou, acredito que estar inserida em uma escola com tempos e momentos institucionalizados para a viabilização de uma proposta de gestão democrática, reflexiva e emancipatória, foi fundante para que me tornasse a professora/pessoa que sou hoje.