Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/

Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um to...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Tatiana Silva de, Gouvinhas, Reidson Pereira., Souza, Tereza de.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-37617
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-376172022-11-29T20:52:16Z Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ Queiroz, Tatiana Silva de Gouvinhas, Reidson Pereira. Souza, Tereza de. Marketing - Dissertação. Varejo - Supermercado - Dissertação. Supermercado - História - Natal(RN) - Dissertação. Comportamento do consumidor - Dissertação. Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um todo, como também loja a loja, consiste em estudar as estratégias de marketing utilizadas nos supermercados de bairro de Natal, visando uma maior conscientização por parte dos associados em relação aos produtos do merketing como também pesquisa de mercado com clientes e funcionários. Desta forma, o trabalho tem sua formação baseada em entrevistas utilizando a metodologia survey, com questionamentos diretos aos funcionários e clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo, e também se fez uso da pesquisa exploratória através de pesquisas bibliográficas em livros clássicos, revistas especializadas entre outros. Através da análise estatística utilizando o método Qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as estratégias de marketing usadas e o perfil individual e socioeconômico do cliente. Os resultados mostram que as características dos clientes dos supermercados dos bairros onde estão mudando, implicando em investimentos estruturais mais apropriados para satisfazer todas as exigências, onde aponta o atendimento como o ítem mais valorizado pelos clientes (19%), vindo em seguida pelo fator proximidade da residência (15%). Outros resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco explorada pelos gerentes das lojas. 1 2022-10-05T11:54:10Z 2022-10-05T11:54:10Z 2003. Dissertação 658.8 Q3a DISSERT 54176 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Marketing -
Dissertação.
Varejo -
Supermercado -
Dissertação.
Supermercado -
História -
Natal(RN) -
Dissertação.
Comportamento do consumidor -
Dissertação.
spellingShingle Marketing -
Dissertação.
Varejo -
Supermercado -
Dissertação.
Supermercado -
História -
Natal(RN) -
Dissertação.
Comportamento do consumidor -
Dissertação.
Queiroz, Tatiana Silva de
Gouvinhas, Reidson Pereira.
Souza, Tereza de.
Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
description Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um todo, como também loja a loja, consiste em estudar as estratégias de marketing utilizadas nos supermercados de bairro de Natal, visando uma maior conscientização por parte dos associados em relação aos produtos do merketing como também pesquisa de mercado com clientes e funcionários. Desta forma, o trabalho tem sua formação baseada em entrevistas utilizando a metodologia survey, com questionamentos diretos aos funcionários e clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo, e também se fez uso da pesquisa exploratória através de pesquisas bibliográficas em livros clássicos, revistas especializadas entre outros. Através da análise estatística utilizando o método Qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as estratégias de marketing usadas e o perfil individual e socioeconômico do cliente. Os resultados mostram que as características dos clientes dos supermercados dos bairros onde estão mudando, implicando em investimentos estruturais mais apropriados para satisfazer todas as exigências, onde aponta o atendimento como o ítem mais valorizado pelos clientes (19%), vindo em seguida pelo fator proximidade da residência (15%). Outros resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco explorada pelos gerentes das lojas.
format Dissertação
author Queiroz, Tatiana Silva de
Gouvinhas, Reidson Pereira.
Souza, Tereza de.
author_facet Queiroz, Tatiana Silva de
Gouvinhas, Reidson Pereira.
Souza, Tereza de.
author_sort Queiroz, Tatiana Silva de
title Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
title_short Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
title_full Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
title_fullStr Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
title_sort uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176
work_keys_str_mv AT queiroztatianasilvade umaabordagemsobreousodasestrategiasdemarketingnovarejodesupermercadoumestudodocomportamentodoconsumidordosupermercadodebairro
AT gouvinhasreidsonpereira umaabordagemsobreousodasestrategiasdemarketingnovarejodesupermercadoumestudodocomportamentodoconsumidordosupermercadodebairro
AT souzaterezade umaabordagemsobreousodasestrategiasdemarketingnovarejodesupermercadoumestudodocomportamentodoconsumidordosupermercadodebairro
_version_ 1766860723612286976