Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/
Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um to...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-37617 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-376172022-11-29T20:52:16Z Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ Queiroz, Tatiana Silva de Gouvinhas, Reidson Pereira. Souza, Tereza de. Marketing - Dissertação. Varejo - Supermercado - Dissertação. Supermercado - História - Natal(RN) - Dissertação. Comportamento do consumidor - Dissertação. Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um todo, como também loja a loja, consiste em estudar as estratégias de marketing utilizadas nos supermercados de bairro de Natal, visando uma maior conscientização por parte dos associados em relação aos produtos do merketing como também pesquisa de mercado com clientes e funcionários. Desta forma, o trabalho tem sua formação baseada em entrevistas utilizando a metodologia survey, com questionamentos diretos aos funcionários e clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo, e também se fez uso da pesquisa exploratória através de pesquisas bibliográficas em livros clássicos, revistas especializadas entre outros. Através da análise estatística utilizando o método Qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as estratégias de marketing usadas e o perfil individual e socioeconômico do cliente. Os resultados mostram que as características dos clientes dos supermercados dos bairros onde estão mudando, implicando em investimentos estruturais mais apropriados para satisfazer todas as exigências, onde aponta o atendimento como o ítem mais valorizado pelos clientes (19%), vindo em seguida pelo fator proximidade da residência (15%). Outros resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco explorada pelos gerentes das lojas. 1 2022-10-05T11:54:10Z 2022-10-05T11:54:10Z 2003. Dissertação 658.8 Q3a DISSERT 54176 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Marketing - Dissertação. Varejo - Supermercado - Dissertação. Supermercado - História - Natal(RN) - Dissertação. Comportamento do consumidor - Dissertação. |
spellingShingle |
Marketing - Dissertação. Varejo - Supermercado - Dissertação. Supermercado - História - Natal(RN) - Dissertação. Comportamento do consumidor - Dissertação. Queiroz, Tatiana Silva de Gouvinhas, Reidson Pereira. Souza, Tereza de. Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
description |
Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um todo, como também loja a loja, consiste em estudar as estratégias de marketing utilizadas nos supermercados de bairro de Natal, visando uma maior conscientização por parte dos associados em relação aos produtos do merketing como também pesquisa de mercado com clientes e funcionários. Desta forma, o trabalho tem sua formação baseada em entrevistas utilizando a metodologia survey, com questionamentos diretos aos funcionários e clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo, e também se fez uso da pesquisa exploratória através de pesquisas bibliográficas em livros clássicos, revistas especializadas entre outros. Através da análise estatística utilizando o método Qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as estratégias de marketing usadas e o perfil individual e socioeconômico do cliente. Os resultados mostram que as características dos clientes dos supermercados dos bairros onde estão mudando, implicando em investimentos estruturais mais apropriados para satisfazer todas as exigências, onde aponta o atendimento como o ítem mais valorizado pelos clientes (19%), vindo em seguida pelo fator proximidade da residência (15%). Outros resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco explorada pelos gerentes das lojas. |
format |
Dissertação |
author |
Queiroz, Tatiana Silva de Gouvinhas, Reidson Pereira. Souza, Tereza de. |
author_facet |
Queiroz, Tatiana Silva de Gouvinhas, Reidson Pereira. Souza, Tereza de. |
author_sort |
Queiroz, Tatiana Silva de |
title |
Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
title_short |
Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
title_full |
Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
title_fullStr |
Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
title_sort |
uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/ |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176 |
work_keys_str_mv |
AT queiroztatianasilvade umaabordagemsobreousodasestrategiasdemarketingnovarejodesupermercadoumestudodocomportamentodoconsumidordosupermercadodebairro AT gouvinhasreidsonpereira umaabordagemsobreousodasestrategiasdemarketingnovarejodesupermercadoumestudodocomportamentodoconsumidordosupermercadodebairro AT souzaterezade umaabordagemsobreousodasestrategiasdemarketingnovarejodesupermercadoumestudodocomportamentodoconsumidordosupermercadodebairro |
_version_ |
1766860723612286976 |