Uma abordagem sobre o uso das estratégias de marketing no varejo de supermercado : um estudo do comportamento do consumidor do supermercado de bairro/

Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um to...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Tatiana Silva de, Gouvinhas, Reidson Pereira., Souza, Tereza de.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/54176
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Descrição
Resumo:Este estudo tem como proposta identificar as estratégias de marketing de varejo de supermercado em uma rede de supermercados independentes, na cidade de Natal, posicionando-se em relação à competitividade local. Descreve ainda as estratégias aplicadas ao processo de compra e venda da rede como um todo, como também loja a loja, consiste em estudar as estratégias de marketing utilizadas nos supermercados de bairro de Natal, visando uma maior conscientização por parte dos associados em relação aos produtos do merketing como também pesquisa de mercado com clientes e funcionários. Desta forma, o trabalho tem sua formação baseada em entrevistas utilizando a metodologia survey, com questionamentos diretos aos funcionários e clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo, e também se fez uso da pesquisa exploratória através de pesquisas bibliográficas em livros clássicos, revistas especializadas entre outros. Através da análise estatística utilizando o método Qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as estratégias de marketing usadas e o perfil individual e socioeconômico do cliente. Os resultados mostram que as características dos clientes dos supermercados dos bairros onde estão mudando, implicando em investimentos estruturais mais apropriados para satisfazer todas as exigências, onde aponta o atendimento como o ítem mais valorizado pelos clientes (19%), vindo em seguida pelo fator proximidade da residência (15%). Outros resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco explorada pelos gerentes das lojas.