Serviço social e mães acompanhantes : uma ação sócio-educativa no Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS) /

O presente trabalho destina-se a realizar uma reflexão do trabalho realizado junto ao Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS) através de uma ação educativa preventiva com as acompanhantes dos usuários da instituição. Teve por objetivo socializar os resultados obtidos demonstrando a importância de a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Ana Lúcia Aguiar da., Pereira, Izete Soares S. D., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/53266
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho destina-se a realizar uma reflexão do trabalho realizado junto ao Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS) através de uma ação educativa preventiva com as acompanhantes dos usuários da instituição. Teve por objetivo socializar os resultados obtidos demonstrando a importância de ações que viabilizam os serviços desenvolvidos na referida unidade hospitalar e a orientação da promoção de saúde e prevenção da doença como intermediadores de viabilização de direitos. O resgate histórico das políticas de saúde pública, a relação Serviço Social e o cotidiano das mães acompanhantes se constituíram um aspecto importante no intuito de relativizar a atuação do Assistente Social, enquanto mediador das políticas públicas e intercâmbio viabilizador entre diversos profissionais. A busca por uma mudança significativa a partir dos temas discutidos relacionados à saúde, (higiene, alimentação, vacinação, doenças infantis e direitos e deveres da criança hospitalizada) teve em vista refletir com as mães até que ponto estas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários, (seus filhos), diminuindo o número de doenças através de ações preventivas no seu cotidiano e desta forma promovendo a saúde familiar e coletiva.