Estudo químico e físico-químico do fruto do quiabeiro (Hibiscus esculentus) utilizado na nutrição humana/

Este trabalho descreve estudos feitos com amostras de quiabo das localidades de Chã-Grande e Vitória de Santo Antão, ambas em Pernambuco e Vale do Pium, Santa Cruz, Santo Antonio do Potengi, Coqueiro, Macaíba, Estivas do Estado do Rio Grande do Norte, buscando obter dados para compor tabela regional...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira, Maria de Fátima Pereira, Moura, Maria de Fátima Vitória de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52987
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho descreve estudos feitos com amostras de quiabo das localidades de Chã-Grande e Vitória de Santo Antão, ambas em Pernambuco e Vale do Pium, Santa Cruz, Santo Antonio do Potengi, Coqueiro, Macaíba, Estivas do Estado do Rio Grande do Norte, buscando obter dados para compor tabela regional de macro e micro-nutrientes constituintes do quiabo. Para isso foram realizadas as determinações de umidade, cinzas, fibras, lipídeos, proteínas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre, manganês, fosfato, cloreto e sulfato. Os métodos utilizados para essas determinações são aqueles constantes da literatura para análise de alimentos e de água. Dados os resultados obtidos conclui-se que o quiabo é um alimento que apresenta em níveis interesssantes, a maioria dos macros e micro-nutrientes necessários à dieta humana, muitos deles em teores equivalente à exigência diária numa alimentação adequada.