Desenvolvimento de uma tecnologia de desvulcanização da borracha de pneus insersíveis e a asua avaliação/

Atualmente a população vem utilizando cada vez mais produtos à base de plásticos/borracha e, como conseqüência, um problema vem se agravando consideravelmente: o que fazer com o lixo gerado pela utilização dos mesmos. O descarte inadequado de pneus causa muitos problemas ambientais e sociais, uma ve...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nóbrega Filho, José Farias, Ladchumananandasivam, Rasiah., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52975
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Resumo:Atualmente a população vem utilizando cada vez mais produtos à base de plásticos/borracha e, como conseqüência, um problema vem se agravando consideravelmente: o que fazer com o lixo gerado pela utilização dos mesmos. O descarte inadequado de pneus causa muitos problemas ambientais e sociais, uma vez que quando jogados em rios e lagos, os pneus podem assoreá-los. Nos aterros sanitários, sua deposição é inviável, pois apresentam baixa compressibilidade, ocupando muito espaço, além de lenta degradação. Outro grande impacto, talvez o maior, diz respeito à saúde do Homem, pois depósitos de pneus a céu aberto, nos terrenos baldios, nos lixões, nas borracharias ou até nas residências pode acarretar na proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue e da febre amarela. Assim, a reciclagem de lixo, e em especial a do pneu, desponta como uma opção importante, uma vez que introduz resíduos potencialmente recicláveis em um novo processo industrial, gerando, por sua vez, um aumento na oferta de emprego. O presente trabalho descreve a pesquisa no desenvolvimento de uma metodologia no reuso de pneus insersíveis, os quais foram coletados nas borracharias da cidade de Natal. Eles foram cortados em lascas, transformados em pó e foram peneirados de acordo com o tamanho de partículas predefinidas na utilização das experiências. O pó purificado foi caracterizado para identificação dos seus constituintes. Sendo o enxofre o componente principal da vulcanização da borracha na fabricação dos pneus, foi desenvolvido um método para remoção do mesmo (desvulcanização). O composto principal usado neste processo foi o hidróxido de sódio com 30% de concentração, com tempo e temperatura de tratamentos variados. Após o processo de desvulcanização, o pó resultante da borracha foi#$&caracterizado para verificar a porcentagem dos constituintes. Dos resultados obtidos, pode-se ver que a quantidade de enxofre removida de até 92% é muito promissora. Isso mostra que a borracha desvulcanizada poderia ser reutilizada como matéria-prima na fabricação de novos materiais, usando métodos convencionais para fabricação de produtos de borracha.