Qualificação profissional como alternativa para o desenvolvimento local /

Desde o início da década de 80, o mundo do trabalho nos países avançados tem-se deparado com mudanças de ordem estrutural, expressando um novo ciclo de expansão e reordenamento do capitalismo. No Brasil, somente no final dos anos 80 e início dos anos 90 é que o país começa a sofrer os efeitos das mu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Teixeira, Silvana de Castro., Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52672
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Desde o início da década de 80, o mundo do trabalho nos países avançados tem-se deparado com mudanças de ordem estrutural, expressando um novo ciclo de expansão e reordenamento do capitalismo. No Brasil, somente no final dos anos 80 e início dos anos 90 é que o país começa a sofrer os efeitos das mudanças na reestruturação produtiva, derivada dos efeitos do processo de globalização. Concomitante ao reordenamento da economia mundial face ao processo de globalização colocado à sociedade, o espaço local passa a ser visto como espaço estratégico capaz de equacionar problemas estruturais da sociedade, principalmente em relação ao crescente desemprego, chamando para si responsabiblidade de promover o desenvolvimento local, tendo como maior desafio, a geração de emprego e renda. Desta feita, este trabalho se propõe a identificar iniciativas de desenvolvimento local, associadas a políticas públicas de geração de emprego e renda, tendo como enfoque de ações a formação de capital humano. O trabalho foi desenvolvido a partir da análise das políticas de desenvolvimento local, realizado no município de Mavaíba-RN, dando ênfase às políticas públicas de emprego e sua relação com a formação e qualificação profissional, explicitado no Plano Nacional de Educação Profissional - PLANFOR. Além disso, realizou-se um estudo de caso do Progarma de Educação Profissional para Assentamentos e Comunidades Rurais, implementado pela Cooperativa Escola dos Alunos do Colégio Agrícola de Jundiaí, na tentativa de configurar uma iniciativa de desenvolvimento local. Conclui-se que, para desenvolver o local, é necessário muito mais que investimentos para a qualificação profissional do trabalhador.#$&Torna-se mister desenvolver o local dentro da perspectiva de que este, somente poderá ser alcançado, se fizer parte de um conjunto de políticas públicas estruturantes, capaz de fornecer à sociedade condições de autonomia, participação coletiva,cidadania , geração de emprego e renda e inclusão social.