O lazer e as alternativas de geração de renda: o turismo cultural no Lajedo de Soledade, Apodi/RN /

O turismo é um dos fenômenos sociais objeto de várias análises. Uma de suas principais características está ligada ao lazer, às viagens e ao entretenimento. É um fenômeno de caráter mundial, que se difunde cada vez mais na nossa sociedade, buscando novos espaços e mercados. O meio rural, por sua vez...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Elizabeth Cinthia Medeiros., Silva, Aldenor Gomes da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52650
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O turismo é um dos fenômenos sociais objeto de várias análises. Uma de suas principais características está ligada ao lazer, às viagens e ao entretenimento. É um fenômeno de caráter mundial, que se difunde cada vez mais na nossa sociedade, buscando novos espaços e mercados. O meio rural, por sua vez, se torna uma dessas totas turísticas, marcado por uma nova configuração o espaço rural, passa a desenvolver outras atividades econômicas além da agropecuária. O Rio Grande do Norte é detentor de um grande potencial cultural e turístico que está presente em vários de seus municípios. As atividades do turismo ligadas ao Lajedo de Soledade, por exemplo, se insere nesse contexto. localizado no município de Apodi/RN encontramos o Lajedo de Soledade, que é composto de cavernas e abrigos rochosos, com 56 painéis de pinturas e gravuras pré-históricas, que tem datação de 3 a 10 mil anos. O local denominado de Lajedo de Soledade está a 12 km de distância da sede do município. A comunidade de Soledade tinha como principal atividade econômica a exploração do calcário para a fabricação da cal. Hoje, dos 27 hectares de ro cha calcária, foram preservados apenas 9 hectares, podendo haver algum sítio ainda não descoberto. Neste trabalho nos debruçamos a compreender de que modo ocorreu e quais foram as transformações socioeconômicas ocasionadas pela implantação do turismo cultural na comunidade, que se constitui nosso foco central.#$&As categorias analíticas, modernidade e lazer, foram nosso foco secundário e que em boa medida, representaram a possibilidade de compreender esse fenômeno. As transformações ocorridas na comunidade foram vistas de forma positiva por parte da população mais jovem que estava envolvida com as atividades turísticas, segundo eles houve uma melhoria na renda familiar. Por outro lado a população idosa foi esquecida pelo projeto de desenvolvimento local, ficando proibida de realizar seus rituais no santuário que era da comunidade e que passou a ser um patrimônio da humanidade.