Trabalho e trabalhadores: notas sobre a qualificação e o modelo das competências /

Este trabalho é resultado da reflexão que tem como foco o debate sobre a qualificação dos trabalhadores e o novo modelo de qualificações denominado "modelo das competências". Atualmente, o chamado "mundo do trabalho" brasileiro tem passado por profundas transformações como conseq...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Osicleide de Lima., Ferreira, Brasília Carlos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/52642
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho é resultado da reflexão que tem como foco o debate sobre a qualificação dos trabalhadores e o novo modelo de qualificações denominado "modelo das competências". Atualmente, o chamado "mundo do trabalho" brasileiro tem passado por profundas transformações como conseqüência das mudanças na esfera produtiva. A instauração do modelo de acumulação flexível tem provocado alterações na produção e na organização do trabalho, fundando novos modos de gestão da mão-de-obra e instituindo novas demandas para os trabalhadores no plano das qualificações profissionais. A partir desse cenário, partimos para uma breve análise sobre a substituição do paradigma das qualificações, que se assentou sob princípios fordista/taylorista de organização do trabalho, pelo "modelo das competências". As novas exigências no plano das qualificações se afirmam numa transmutação do sistema econômico, que adota princípios de acumulação flexível. O novo modelo de qualificação demandado por um sistema " flexível" do trabalho obriga ps trabalhadores a buscarem potencializar sua "competências" para auto promoverem suas condições de "empregabilidade" num cenário de redução constante dos postos de trabalho formais. O desenvolvimento dessas "competências" traz à tona questões fundamentais sobre a formação dos trabalhadores e a educação. Como desdobramento do debate, tentamos observar também as relações que se estabelecem entre o sistema educacional e o sistema ocupacional no contexto brasileiro.#$&A partir de questionamentos acerca da dubiedade que caracteriza o "modelo das competências" resgatamos alguns preceitos da Teoria do Capital humano formulada por Schultz nos anos 60, para pensarmos conceitos como os de empregabilidade e competência. Ao final do trabalho, tentamos considerar alguns contrapontos entre o "modelo das competências" e o "modelo das qualificações" considerando em que medida o novo paradigma se difunde na sociedade.