A Relação entre a saúde organizacional e a Síndrome de Burnout/

Estudamos sobre a saúde organizacional e a Síndrome de Burnout em profissionais de educação e saúde, objetivando estabelecer uma relação entre esses dois construtos teóricos. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas de ensino médio e em três hospitais, dois públicos e um hospital militar. D...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Etienne Andrade de Medeiros, Borges, Lívia de Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17443/1/EtienneAMD.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Estudamos sobre a saúde organizacional e a Síndrome de Burnout em profissionais de educação e saúde, objetivando estabelecer uma relação entre esses dois construtos teóricos. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas de ensino médio e em três hospitais, dois públicos e um hospital militar. Dos questionários aplicadaos nos dois tipos de organizações, obtivemos 168 questionários válidos para investigação da incidência da Síndrome de Burnout, sendo que 83 nos hospotais e 85 nas escolas. Trabalhamos com amostras acidentais, embora tenha sido planejada a proporção de profissionais, visando reproduzir as características da população. Nas escolas as amostras foram planejadas com professores. Nos hospitais, com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, odontólogos e assistenes sociais. Para aferição da Síndrome de Burnout, utilizamos o Inventário de burnout de Maslach (MBI), acrescido de uma ficha sociodemográfica. Para análise de saúde organizacional, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave das organizações, diretores, coordenadores pedagógicos e pessoas envolvidas com o setor de recursos humanos, utilizando um roteiro baseado nos indicadores. Somente entre os hospitais encontramos diferenças estatisticamente significativas em relação aos escores dos fatores e a incidência de Burnout. Além disso, observamos também que é viável estabelecer a relação entre a saúde organizacional e a Síndrome de Burnout, principal objetivo da pesquisa.