Geografia da religião: o caso da umbanda na cidade de Natal /

Dedicado ao estudo da Umbanda na cidade de Natal sob a ótica da Geografia da Religião. Procura perceber o espaço de atuação da Umbanda em Natal, levando em consideração seu simbolismo e sua posição na dinâmica sócio-cultural da cidade. Estuda a conformação do seu espaço sagrado e sua forma de expres...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cunha, Rúbia Carlas Macêdo da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Silva, Anelino Francisco da.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/51620
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Dedicado ao estudo da Umbanda na cidade de Natal sob a ótica da Geografia da Religião. Procura perceber o espaço de atuação da Umbanda em Natal, levando em consideração seu simbolismo e sua posição na dinâmica sócio-cultural da cidade. Estuda a conformação do seu espaço sagrado e sua forma de expressão ritualística, relacionando-a também a outras formas de religiosidade de expressão em Natal. Uma população que teve elementos diversos para a formação da sua população não pode se esquecer daqueles que a constituem e contribuindo para o que ela é hoje. Viver numa cidade onde não se conhecem e valorizam os diversos traços e expressões religiosas é negar a própria multiplicidade e vivacidade do seu espaço. Nesse sentido, com a revalorização da Geografia Cultural, uma geografia da religião se torna possível e imprescindível, já que as manifestações religiosas têm como palco o espaço. Através de uma análise orientada pela Percepção Dialética, observando-se atentamente o universo umbandista na forma do culto e de seus adeptos. O olhar está voltado para Umbanda, que apesar de ter pequena expressão no contexto citadino natalense ganha forças nesse novo século.