Literatura como escola de vida : a propósito das narrativas da tradição /

Resumo: Esta dissertação discute a importância das narrativas da tradição na educação. Parte-se do pressuposto de que tais narrativas ultrapassam o tempo histórico, a faixa etária e que estão para além dos lugares nos quais são contadas. Porpõe-se que o uso dessas expressões da cultura na sala de au...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Carlos Aldemir da, Almeida, Maria da Conceição Xavier de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50419
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esta dissertação discute a importância das narrativas da tradição na educação. Parte-se do pressuposto de que tais narrativas ultrapassam o tempo histórico, a faixa etária e que estão para além dos lugares nos quais são contadas. Porpõe-se que o uso dessas expressões da cultura na sala de aula, além de dinamizar os conteúdos do currículo escolar, é uma matriz que opera conhecimento sobre o mundo. Discute-se a importância dos saberes da tradição, expressos nessas narrativas, bem como sua significância enquanto sinalizadores de valores capazes de religar saberes e experiências de vida. Têm-se como referência três registros: uma pesquisa de campo nos estados do Pará e do Rio Grande do Norte; a leitura e sistematização de histórias já registradas e publicadas em livros, que possibilitam uma organização documental em forma de um banco de dados e CD-ROM, e dois cursos ministrados para professores do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, em Nova Cruz(RN) e em Belém do Pará.