Literatura como escola de vida : a propósito das narrativas da tradição /
Resumo: Esta dissertação discute a importância das narrativas da tradição na educação. Parte-se do pressuposto de que tais narrativas ultrapassam o tempo histórico, a faixa etária e que estão para além dos lugares nos quais são contadas. Porpõe-se que o uso dessas expressões da cultura na sala de au...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50419 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Resumo: Esta dissertação discute a importância das narrativas da tradição na educação. Parte-se do pressuposto de que tais narrativas ultrapassam o tempo histórico, a faixa etária e que estão para além dos lugares nos quais são contadas. Porpõe-se que o uso dessas expressões da cultura na sala de aula, além de dinamizar os conteúdos do currículo escolar, é uma matriz que opera conhecimento sobre o mundo. Discute-se a importância dos saberes da tradição, expressos nessas narrativas, bem como sua significância enquanto sinalizadores de valores capazes de religar saberes e experiências de vida. Têm-se como referência três registros: uma pesquisa de campo nos estados do Pará e do Rio Grande do Norte; a leitura e sistematização de histórias já registradas e publicadas em livros, que possibilitam uma organização documental em forma de um banco de dados e CD-ROM, e dois cursos ministrados para professores do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, em Nova Cruz(RN) e em Belém do Pará. |
---|