Gestão estratégica de pessoas : fatores que afetam a satisfação e fidelidade de empregados /

Esta tese trata de uma investigação acerca dos fatores que afetam a satisfação e fidelidade dos docentes de instituições educacionais de Natal/RN. O objetivo principal deste trabalho é investigar tais fatores e contribuir com a discussão estratégica da Gestão de Pessoas nas organizações produtivas e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Francisca Janete da, Campos, Ana Célia Cavalcanti F., Ramos, Rubens Eugênio Barreto., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50265
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta tese trata de uma investigação acerca dos fatores que afetam a satisfação e fidelidade dos docentes de instituições educacionais de Natal/RN. O objetivo principal deste trabalho é investigar tais fatores e contribuir com a discussão estratégica da Gestão de Pessoas nas organizações produtivas e de serviços através do fornecimento de informações a respeito desses fatores, sob o ponto de vista da competitividade. O trabalho apresenta-se dividido em duas dimensões. A primeira trata do enfoque teórico estudado, buscando confrontá-lo com as práticas existentes e a visão de diversos pesquisadores da área de gestão de pessoas. A segunda dimensão refere-se à pesquisa de campo que se propõe verificar tais fatores que levam à satisfação e fidelidade dos empregados de instituições educacionais privadas em Natal-RN. Foram aplicados 200 questionários com docentes de instituições privadas de ensino superior, com um retorno de 70 questionários. Resultados mostram que a satisfação do ambiente de trabalho está ligada às condições de apoio técnico-administrativo e apoio da instituição em encorajar o crescimento profissional. Em termos de fidelidade à instituição, as principais variáveis antecedentes que apresentaram relacionamento pertencem ao grupo comprometimento afetivo e satisfação. Concluindo o trabalho, observa-se a necessidade de alinhar os objetivos da organização às estratégias de gerenciamento de pessoas, conferindo assim a real importância dos empregados nos objetivos empresariais, tornando-os parte interessada e comprometida com uma performance organizacional.