Gratificação de estímulo à docência sob o enfoque motivacional : um estudo com os professores da UFRN - Campus de Natal /

O presente trabalho tem como objetivo constatar a existência de motivação e comprometimento dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus de Natal, e sua relação com o sistema de remuneração variável utilizado pela Instituição. O referencial teórico apresentado trata de tem...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ribeiro, Aldeí Rosane Batista, Alloufa, Jomária Mata de Lima., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50230
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho tem como objetivo constatar a existência de motivação e comprometimento dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus de Natal, e sua relação com o sistema de remuneração variável utilizado pela Instituição. O referencial teórico apresentado trata de temas relacionados ao foco da pesquisa, tais como: remuneração, motivação e avaliação de desempenho. Foram analisados documentos oficiais para conhecimento e compreensão dos propósitos do Governo Federal com a criação da Gratificação de Estímulo à Docência - GED, principal foco da remuneração variável abordado na pesquisa. A amostra consistiu de 312 professores lotados no Campus Natal, classificados por Centro Acadêmico, aos quais foram aplicados um questionário, especificamente elaborado para este trabalho. Os dados levantados possibilitaram a avaliação do sistema de recompensa da UFRN, sob o ponto de vista de seus professores. Os resultados da pesquisa mostram que a Gratificação de Estímulo à Docência atende em parte aos objetivos do Governo Federal, apesar de não constituir um fator motivador para os professores. O sistema de avaliação de desempenho utilizado como base para pagamento da gratificação pode ter sua aplicação melhorada para o desenvolvimento da motivação, dado que foi constatado o comprometimento dos professores com a Instituição.