Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
A discussão que desenvolvemos nesse estudo pautou-se na questão do uso dos computadores em sala de aula. Sobre essa lógica, percorremos vários caminhos pelos quais pontuaram-se elementos que, em interface com os fatores socioeconômicos, políticos e culturais, terminaram por influenciar na trajetória...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-34374 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-343742022-11-29T19:49:45Z Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / Silva, Ana Lúcia Gomes da. Cruz, Vilma Vitor. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tecnologia educacional. Computadores. Novas tecnologias Salas de aula Educação. Dissertação Natal (RN) A discussão que desenvolvemos nesse estudo pautou-se na questão do uso dos computadores em sala de aula. Sobre essa lógica, percorremos vários caminhos pelos quais pontuaram-se elementos que, em interface com os fatores socioeconômicos, políticos e culturais, terminaram por influenciar na trajetória de inserção das novas tecnologias no ensino. No entanto, de um lado, os processos decisórios da política de informática e educação no Brasil estiveram ligados aos interesses militares, e por outro lado, à perspectiva nacionalista de setores da sociedade brasileira preocupada com a acumulação de capital brasileiro no setor econômico. Das contribuições detectadas nesta política, percebeu-se com clareza que, no Brasil, e especificamente no Rio Grande do Norte, o processo de informatização do ensino público, a partir da década de 80, tinha como interesse central satisfazer às necessidade do capital nacional em busca de expansão. Nessas relações buscou-se, na verdade, modernizar o País, na perspectiva de fazê-lo avançar frente aos países em desenvolvvimento na área de informática. Quanto à questão de informatizar o ensino público - centralizou-se na apropriação do saber-fazer e na programação dos instrumentos, princípio da velha racionalidade técnica em detrimento dos fundamentos científicos e tecnológicos quie orientam as sociedades modernas. 2 2022-10-05T11:31:16Z 2022-10-05T11:31:16Z 2003. Dissertação 371.314(813.2) S586c DISSERT 50107 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Tecnologia educacional. Computadores. Novas tecnologias Salas de aula Educação. Dissertação Natal (RN) |
spellingShingle |
Tecnologia educacional. Computadores. Novas tecnologias Salas de aula Educação. Dissertação Natal (RN) Silva, Ana Lúcia Gomes da. Cruz, Vilma Vitor. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / |
description |
A discussão que desenvolvemos nesse estudo pautou-se na questão do uso dos computadores em sala de aula. Sobre essa lógica, percorremos vários caminhos pelos quais pontuaram-se elementos que, em interface com os fatores socioeconômicos, políticos e culturais, terminaram por influenciar na trajetória de inserção das novas tecnologias no ensino. No entanto, de um lado, os processos decisórios da política de informática e educação no Brasil estiveram ligados aos interesses militares, e por outro lado, à perspectiva nacionalista de setores da sociedade brasileira preocupada com a acumulação de capital brasileiro no setor econômico. Das contribuições detectadas nesta política, percebeu-se com clareza que, no Brasil, e especificamente no Rio Grande do Norte, o processo de informatização do ensino público, a partir da década de 80, tinha como interesse central satisfazer às necessidade do capital nacional em busca de expansão. Nessas relações buscou-se, na verdade, modernizar o País, na perspectiva de fazê-lo avançar frente aos países em desenvolvvimento na área de informática. Quanto à questão de informatizar o ensino público - centralizou-se na apropriação do saber-fazer e na programação dos instrumentos, princípio da velha racionalidade técnica em detrimento dos fundamentos científicos e tecnológicos quie orientam as sociedades modernas. |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Ana Lúcia Gomes da. Cruz, Vilma Vitor. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Silva, Ana Lúcia Gomes da. Cruz, Vilma Vitor. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Silva, Ana Lúcia Gomes da. |
title |
Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / |
title_short |
Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / |
title_full |
Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / |
title_fullStr |
Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / |
title_full_unstemmed |
Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / |
title_sort |
computadores na escola : o desafio da educação em natal/rn / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107 |
work_keys_str_mv |
AT silvaanaluciagomesda computadoresnaescolaodesafiodaeducacaoemnatalrn AT cruzvilmavitor computadoresnaescolaodesafiodaeducacaoemnatalrn AT universidadefederaldoriograndedonorte computadoresnaescolaodesafiodaeducacaoemnatalrn |
_version_ |
1766825773260341248 |