Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /

A discussão que desenvolvemos nesse estudo pautou-se na questão do uso dos computadores em sala de aula. Sobre essa lógica, percorremos vários caminhos pelos quais pontuaram-se elementos que, em interface com os fatores socioeconômicos, políticos e culturais, terminaram por influenciar na trajetória...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Ana Lúcia Gomes da., Cruz, Vilma Vitor., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-34374
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-343742022-11-29T19:49:45Z Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN / Silva, Ana Lúcia Gomes da. Cruz, Vilma Vitor. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tecnologia educacional. Computadores. Novas tecnologias Salas de aula Educação. Dissertação Natal (RN) A discussão que desenvolvemos nesse estudo pautou-se na questão do uso dos computadores em sala de aula. Sobre essa lógica, percorremos vários caminhos pelos quais pontuaram-se elementos que, em interface com os fatores socioeconômicos, políticos e culturais, terminaram por influenciar na trajetória de inserção das novas tecnologias no ensino. No entanto, de um lado, os processos decisórios da política de informática e educação no Brasil estiveram ligados aos interesses militares, e por outro lado, à perspectiva nacionalista de setores da sociedade brasileira preocupada com a acumulação de capital brasileiro no setor econômico. Das contribuições detectadas nesta política, percebeu-se com clareza que, no Brasil, e especificamente no Rio Grande do Norte, o processo de informatização do ensino público, a partir da década de 80, tinha como interesse central satisfazer às necessidade do capital nacional em busca de expansão. Nessas relações buscou-se, na verdade, modernizar o País, na perspectiva de fazê-lo avançar frente aos países em desenvolvvimento na área de informática. Quanto à questão de informatizar o ensino público - centralizou-se na apropriação do saber-fazer e na programação dos instrumentos, princípio da velha racionalidade técnica em detrimento dos fundamentos científicos e tecnológicos quie orientam as sociedades modernas. 2 2022-10-05T11:31:16Z 2022-10-05T11:31:16Z 2003. Dissertação 371.314(813.2) S586c DISSERT 50107 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Tecnologia educacional.
Computadores.
Novas tecnologias
Salas de aula
Educação.
Dissertação
Natal (RN)
spellingShingle Tecnologia educacional.
Computadores.
Novas tecnologias
Salas de aula
Educação.
Dissertação
Natal (RN)
Silva, Ana Lúcia Gomes da.
Cruz, Vilma Vitor.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
description A discussão que desenvolvemos nesse estudo pautou-se na questão do uso dos computadores em sala de aula. Sobre essa lógica, percorremos vários caminhos pelos quais pontuaram-se elementos que, em interface com os fatores socioeconômicos, políticos e culturais, terminaram por influenciar na trajetória de inserção das novas tecnologias no ensino. No entanto, de um lado, os processos decisórios da política de informática e educação no Brasil estiveram ligados aos interesses militares, e por outro lado, à perspectiva nacionalista de setores da sociedade brasileira preocupada com a acumulação de capital brasileiro no setor econômico. Das contribuições detectadas nesta política, percebeu-se com clareza que, no Brasil, e especificamente no Rio Grande do Norte, o processo de informatização do ensino público, a partir da década de 80, tinha como interesse central satisfazer às necessidade do capital nacional em busca de expansão. Nessas relações buscou-se, na verdade, modernizar o País, na perspectiva de fazê-lo avançar frente aos países em desenvolvvimento na área de informática. Quanto à questão de informatizar o ensino público - centralizou-se na apropriação do saber-fazer e na programação dos instrumentos, princípio da velha racionalidade técnica em detrimento dos fundamentos científicos e tecnológicos quie orientam as sociedades modernas.
format Dissertação
author Silva, Ana Lúcia Gomes da.
Cruz, Vilma Vitor.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Ana Lúcia Gomes da.
Cruz, Vilma Vitor.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Ana Lúcia Gomes da.
title Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
title_short Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
title_full Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
title_fullStr Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
title_full_unstemmed Computadores na escola : o desafio da educação em Natal/RN /
title_sort computadores na escola : o desafio da educação em natal/rn /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50107
work_keys_str_mv AT silvaanaluciagomesda computadoresnaescolaodesafiodaeducacaoemnatalrn
AT cruzvilmavitor computadoresnaescolaodesafiodaeducacaoemnatalrn
AT universidadefederaldoriograndedonorte computadoresnaescolaodesafiodaeducacaoemnatalrn
_version_ 1766825773260341248