Estudo da dinâmica superficial e geotécnico das falésias do município de Tibau do Sul : litoral oriental do RN /

O presente trabalho consistiu na identificação e na compreensão dos mecanismos dos processos erosivos atuantes em uma zona costeira localizada no município de Tibau do Sul, no litoral leste do Estado do Rio Grande do Norte. A importância deste trabalho deve-se ao fato de que os processos erosivos at...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, William de Souza, Santos Júnior, Olavo Francisco dos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/50000
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho consistiu na identificação e na compreensão dos mecanismos dos processos erosivos atuantes em uma zona costeira localizada no município de Tibau do Sul, no litoral leste do Estado do Rio Grande do Norte. A importância deste trabalho deve-se ao fato de que os processos erosivos atuantes têm provocado o recuo das falésias. As atividades desenvolvidas durante a elaboração desta dissertação, foram sistematicamente agrupadas em cinco etapas: revisão bibliográfica, análise regional e definição da área estudada, trabalhos de campo, ensaios de laboratório e análise conjunta dos resultados. Com base em visitas realizadas in situ observa-se que o recuo das falésias sofre influência de processos de origem continental e marinha. Os ensaios de caracterização, resistência à compressão, adensamento e resistência ao cisalhamento direto corroboraram para compreensão da dinâmica da área. A intensidade destes processos varia tanto em termos espaciais quanto temporais. Verificou-se que esses processos se desenvolvem continuamente ao longo do ano devido à ação de ondas, marés e de fatores climáticos. Foram observados três processos principais nas falésias: a erosão basal devido à escavação pelas ondas, os movimentos de massas nas partes média e inferior, e a erosão pluvial na parte superior da encosta. Os dois últimos mecanismos estão relacionadas à ocorrência de precipitações pluviométricas de elevada intensidade. De um modo geral os processos naturais modificadores da dinâmica superficial desta zona costeira são os movimentos de transporte de massa e os movimentos gravitacionais de massa. O recuo das falésias é o resultado dos movimentos de transporte de massa e os movimentos gravitacionais de massa.