Média e eleições: Um estudo do horario gratuito de propaganda eleitoral para a prefeitura de Natal, 2000. /

Atualmente o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) ocupa parte fundamental dos nossos processos eleitorais, principalmente o que é veiculado na mídia televisiva. Dessa forma, a inserção da mídia no cotidiano político traduz uma mudança substancial no que diz respeito às estratégias de camp...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pequeno, Sandra Regina Freire., Oliveira, João Emanuel Evangelista de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49501
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Atualmente o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) ocupa parte fundamental dos nossos processos eleitorais, principalmente o que é veiculado na mídia televisiva. Dessa forma, a inserção da mídia no cotidiano político traduz uma mudança substancial no que diz respeito às estratégias de campanha dos candidatos. A campanha eleitoral televisionada objetiva persuadir os telespectadores, configurando-se como um canal de comunicação entre candidatos e eleitorado. o entretenimento, o discurso com um conteúdo cognitivo fácil, as técnicas de montagem, entre outros, passam a ser parte integrante das estratégias políticas. No que diz respeito ao objeto de análise desta monografia, o processo eleitoral para prefeitura de Natal - no ano 2000 - e em especial o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), observou-se que tais estratégias também fazem parte da disputa política, principalmente em se tratando das três principais candidatas: Vilma Faria (PSB), Fátima Bezerra (PT) e Sonali Rosado (PSDB). O objetivo deste trabalho é analisar as principais estratégias de campanha utilizadas pelas candidatas, em seus programas eleitorais. Para isso, foram examinadas as estratégias de campanha utilizadas por "mandatários e desafiantes", respectivamente , situação e oposição, fazendo-se um contraponto entre a análise do discurso e as formas de persuasão mediáticas pelas candidatas no HGPE.