A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /

Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Aldo de Medeiros., Borges, Maria das Graças do Lago., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-33645
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-336452022-11-29T19:37:25Z A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / Dantas, Aldo de Medeiros. Borges, Maria das Graças do Lago. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino Superior - Formação de Professores - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Professor Universitário - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a relação teori/prática como algo indissociável: a teoria que subsidia a prática que aponta as reformulações necessárias. Considerando-se o predomínio do viés mais crítico da Geografia nas universidades, porque isto não tem se refletido na nossa prática docente? Talvez a resposta resida no distanciamento entre universidades e escola. A estrutura dos cursos de formação de professores acaba por consolidar esse distanciamento, respaldado em alguns pontos básicos: 1. A licenciatura não tem recebido um tratamento, por parte da universidade, que respeite a sua especificidade, espelhando o próprio caráter secundário com que a universidade a tem encarado; 2. A pesquisa não tem sido fomentada como deveria na licenciatura, castrando-a num eixo fundamental: o cotejo teotia-prática através do estudo do universo do professor. 3. A universidade não tem promovido de forma sistemática o contato do professor com a instituição, empobrecido a sua formação; 4. O embasamento teórico na graduação necessita um atenção especial, para permitir maior segurança no exercício da profissão. Tudo isso se reflete na forma aleijada que tem-se caracterizando a prática docente de Geografia no 1º e 2° graus. Contudo, é necessário contextualizar as limitações da universidade com a sociedade e a ordem econômica vigentes no país. Mas, ela não negar-se responsabilidades que são suas intrasferivelmente. 1 2022-10-05T11:26:12Z 2022-10-05T11:26:12Z 1995. Monografia UFRN 378.126:91(813.2) D192u MONOG 49228 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino Superior -
Formação de Professores -
Geografia -
Rio Grande do Norte -
Monografia.
Professor Universitário -
Geografia -
Rio Grande do Norte -
Monografia.
spellingShingle Ensino Superior -
Formação de Professores -
Geografia -
Rio Grande do Norte -
Monografia.
Professor Universitário -
Geografia -
Rio Grande do Norte -
Monografia.
Dantas, Aldo de Medeiros.
Borges, Maria das Graças do Lago.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
description Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a relação teori/prática como algo indissociável: a teoria que subsidia a prática que aponta as reformulações necessárias. Considerando-se o predomínio do viés mais crítico da Geografia nas universidades, porque isto não tem se refletido na nossa prática docente? Talvez a resposta resida no distanciamento entre universidades e escola. A estrutura dos cursos de formação de professores acaba por consolidar esse distanciamento, respaldado em alguns pontos básicos: 1. A licenciatura não tem recebido um tratamento, por parte da universidade, que respeite a sua especificidade, espelhando o próprio caráter secundário com que a universidade a tem encarado; 2. A pesquisa não tem sido fomentada como deveria na licenciatura, castrando-a num eixo fundamental: o cotejo teotia-prática através do estudo do universo do professor. 3. A universidade não tem promovido de forma sistemática o contato do professor com a instituição, empobrecido a sua formação; 4. O embasamento teórico na graduação necessita um atenção especial, para permitir maior segurança no exercício da profissão. Tudo isso se reflete na forma aleijada que tem-se caracterizando a prática docente de Geografia no 1º e 2° graus. Contudo, é necessário contextualizar as limitações da universidade com a sociedade e a ordem econômica vigentes no país. Mas, ela não negar-se responsabilidades que são suas intrasferivelmente.
format Monografia UFRN
author Dantas, Aldo de Medeiros.
Borges, Maria das Graças do Lago.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Dantas, Aldo de Medeiros.
Borges, Maria das Graças do Lago.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Dantas, Aldo de Medeiros.
title A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
title_short A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
title_full A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
title_fullStr A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
title_full_unstemmed A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
title_sort universidade federal do rio grande do norte e a formação dos professores de geografia no seridó ocidental /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228
work_keys_str_mv AT dantasaldodemedeiros auniversidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental
AT borgesmariadasgracasdolago auniversidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental
AT universidadefederaldoriograndedonorte auniversidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental
AT dantasaldodemedeiros universidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental
AT borgesmariadasgracasdolago universidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental
AT universidadefederaldoriograndedonorte universidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental
_version_ 1766832844483592192