A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /
Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-33645 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-336452022-11-29T19:37:25Z A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / Dantas, Aldo de Medeiros. Borges, Maria das Graças do Lago. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino Superior - Formação de Professores - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Professor Universitário - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a relação teori/prática como algo indissociável: a teoria que subsidia a prática que aponta as reformulações necessárias. Considerando-se o predomínio do viés mais crítico da Geografia nas universidades, porque isto não tem se refletido na nossa prática docente? Talvez a resposta resida no distanciamento entre universidades e escola. A estrutura dos cursos de formação de professores acaba por consolidar esse distanciamento, respaldado em alguns pontos básicos: 1. A licenciatura não tem recebido um tratamento, por parte da universidade, que respeite a sua especificidade, espelhando o próprio caráter secundário com que a universidade a tem encarado; 2. A pesquisa não tem sido fomentada como deveria na licenciatura, castrando-a num eixo fundamental: o cotejo teotia-prática através do estudo do universo do professor. 3. A universidade não tem promovido de forma sistemática o contato do professor com a instituição, empobrecido a sua formação; 4. O embasamento teórico na graduação necessita um atenção especial, para permitir maior segurança no exercício da profissão. Tudo isso se reflete na forma aleijada que tem-se caracterizando a prática docente de Geografia no 1º e 2° graus. Contudo, é necessário contextualizar as limitações da universidade com a sociedade e a ordem econômica vigentes no país. Mas, ela não negar-se responsabilidades que são suas intrasferivelmente. 1 2022-10-05T11:26:12Z 2022-10-05T11:26:12Z 1995. Monografia UFRN 378.126:91(813.2) D192u MONOG 49228 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Ensino Superior - Formação de Professores - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Professor Universitário - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. |
spellingShingle |
Ensino Superior - Formação de Professores - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Professor Universitário - Geografia - Rio Grande do Norte - Monografia. Dantas, Aldo de Medeiros. Borges, Maria das Graças do Lago. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / |
description |
Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a relação teori/prática como algo indissociável: a teoria que subsidia a prática que aponta as reformulações necessárias. Considerando-se o predomínio do viés mais crítico da Geografia nas universidades, porque isto não tem se refletido na nossa prática docente? Talvez a resposta resida no distanciamento entre universidades e escola. A estrutura dos cursos de formação de professores acaba por consolidar esse distanciamento, respaldado em alguns pontos básicos: 1. A licenciatura não tem recebido um tratamento, por parte da universidade, que respeite a sua especificidade, espelhando o próprio caráter secundário com que a universidade a tem encarado; 2. A pesquisa não tem sido fomentada como deveria na licenciatura, castrando-a num eixo fundamental: o cotejo teotia-prática através do estudo do universo do professor. 3. A universidade não tem promovido de forma sistemática o contato do professor com a instituição, empobrecido a sua formação; 4. O embasamento teórico na graduação necessita um atenção especial, para permitir maior segurança no exercício da profissão. Tudo isso se reflete na forma aleijada que tem-se caracterizando a prática docente de Geografia no 1º e 2° graus. Contudo, é necessário contextualizar as limitações da universidade com a sociedade e a ordem econômica vigentes no país. Mas, ela não negar-se responsabilidades que são suas intrasferivelmente. |
format |
Monografia UFRN |
author |
Dantas, Aldo de Medeiros. Borges, Maria das Graças do Lago. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Dantas, Aldo de Medeiros. Borges, Maria das Graças do Lago. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Dantas, Aldo de Medeiros. |
title |
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / |
title_short |
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / |
title_full |
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / |
title_fullStr |
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / |
title_full_unstemmed |
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental / |
title_sort |
universidade federal do rio grande do norte e a formação dos professores de geografia no seridó ocidental / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228 |
work_keys_str_mv |
AT dantasaldodemedeiros auniversidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental AT borgesmariadasgracasdolago auniversidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental AT universidadefederaldoriograndedonorte auniversidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental AT dantasaldodemedeiros universidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental AT borgesmariadasgracasdolago universidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental AT universidadefederaldoriograndedonorte universidadefederaldoriograndedonorteeaformacaodosprofessoresdegeografianoseridoocidental |
_version_ |
1766832844483592192 |