A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a formação dos professores de geografia no Seridó Ocidental /

Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Aldo de Medeiros., Borges, Maria das Graças do Lago., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49228
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Resumo:Estudos variados têm-se desenvolvido na constatação da falência do nosso sistema de ensino, na maioria das vezes, centralizando-se naquilo que se ressalta: o que se passa dentro da escola. Entretanto, acabam negligenciando o peso da formação desses profissionais neste contexto. É preciso entender a relação teori/prática como algo indissociável: a teoria que subsidia a prática que aponta as reformulações necessárias. Considerando-se o predomínio do viés mais crítico da Geografia nas universidades, porque isto não tem se refletido na nossa prática docente? Talvez a resposta resida no distanciamento entre universidades e escola. A estrutura dos cursos de formação de professores acaba por consolidar esse distanciamento, respaldado em alguns pontos básicos: 1. A licenciatura não tem recebido um tratamento, por parte da universidade, que respeite a sua especificidade, espelhando o próprio caráter secundário com que a universidade a tem encarado; 2. A pesquisa não tem sido fomentada como deveria na licenciatura, castrando-a num eixo fundamental: o cotejo teotia-prática através do estudo do universo do professor. 3. A universidade não tem promovido de forma sistemática o contato do professor com a instituição, empobrecido a sua formação; 4. O embasamento teórico na graduação necessita um atenção especial, para permitir maior segurança no exercício da profissão. Tudo isso se reflete na forma aleijada que tem-se caracterizando a prática docente de Geografia no 1º e 2° graus. Contudo, é necessário contextualizar as limitações da universidade com a sociedade e a ordem econômica vigentes no país. Mas, ela não negar-se responsabilidades que são suas intrasferivelmente.