Novas e velhas faces das relações de trabalho: o caso dos postos de combustíveis de Natal /

Este estudo tem por objetivo situar as relações de trabalho da categoria dos trabalhadores em postos de combustíveis de Natal, no contexto das transformações do mundo do trabalho a partir do processo de reestruturação produtiva implementado pelo sistema capitalista. A hipótese formulada atribui à de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Damasceno, Pedro Carlos., Pedreira Filho, Valdemar Santos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49226
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo tem por objetivo situar as relações de trabalho da categoria dos trabalhadores em postos de combustíveis de Natal, no contexto das transformações do mundo do trabalho a partir do processo de reestruturação produtiva implementado pelo sistema capitalista. A hipótese formulada atribui à desregulamentação dos direitos trabalhistas a solução para modernização das relações de trabalho entre empregadores e empregados; possibilitando a diminuição dos custos e o aumento da concorrência entre os empregadores, assim como o aumento na oferta de empregos para os empregados. Enfatizam-se as ações implementadas pelos atores - Estado, patrões e trabalhadores - durante esse processo. Discute-se o processo de reestruturação produtiva e suas implicações no mundo do trabalho. Recupera-se a história da institucionalização dos mecanismos reguladores das relações de trabalho nos postos de combustíveis de Natal.