Práticas, estilos e condutas: os jovens no natal shopping center/

Os Shopping Centers, apesar de ainda serem pouco estudados, vem despertando, nos dias atuais, um interesse crescente nas Ciências Humanas, principalmente ao que refere à Antropologia. A presente monografia analisa o Natal Shopping Center (NSC) sob a ótica das relações de sociabilidade que os jovens,...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sousa, Joab Monteiro de., Cavignac, Julie Antoinette., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/49175
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Descrição
Resumo:Os Shopping Centers, apesar de ainda serem pouco estudados, vem despertando, nos dias atuais, um interesse crescente nas Ciências Humanas, principalmente ao que refere à Antropologia. A presente monografia analisa o Natal Shopping Center (NSC) sob a ótica das relações de sociabilidade que os jovens, entre doze e vinte anos de idade (12-20 anos) estabelecem no seu espaço. Buscou-se identificar no espaço deste Shopping os discursos transmitidos pelas formas de vestir dos jovens, logo, mostrar a diferenciação existente nos modos de 'ser jovem'. Os frequentadores do NCS são qualificados como "Mauricinho/Patricinha", "Pinta" e "Pinta-Cocó" conforme as roupas que portam ao estarem no NCS. Diferenciação esta que segrega e agrupa os que frequentam regularmente o NSC pelo fato d poderem consumir e usar indumentárias codificadas. Comportamentos, trajetórias, estilos e modos de ser traduzem determinadas fronteiras sociais simbólicas e permitem um reconhecimento imediato entre os diferentes grupos. Então as "roupas de marca" aparecem como determinantes para definir um status e um reconhecimento social entre os jovens, neste espaço.