Provérbios tradicionais no Conjunto do Soledade II - Natal / RN /

A monografia 'Provérbios Tradicionais no Conjunto Habitacional Soledade II - Natal/RN' tem como objetivo realizar uma pesquisa empírica procurando constatar o emprego de provérbios tradicionais no Conjunto Habitacional Soledade II. Estes provérbios estão presentes no cotidiano dos moradore...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Câmara, Márcia Lúcia Rocha da., Assunção, Luiz Carvalho de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48940
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A monografia 'Provérbios Tradicionais no Conjunto Habitacional Soledade II - Natal/RN' tem como objetivo realizar uma pesquisa empírica procurando constatar o emprego de provérbios tradicionais no Conjunto Habitacional Soledade II. Estes provérbios estão presentes no cotidiano dos moradores do referido Conjunto, localizado no bairro Potengi, na região Norte de Natal. Objetiva-se a coleta de informações que comprovem a incidência do fato de se ouvir citações de provérbios em conversações do dia-a-dia, quais os provérbios já ouvidos, se os entrevistados fazem uso da sabedoria popular, citando-os, se julgam importantes os conteúdos orientadores encerrados nos provérbios, se os mais jovens tencionam no futuro transmitir para os filhos ensinamentos via provérbios, se os pais citam provérbios no diálogo com os filhos a título de orientações. As constatações são efetuadas através de abordagem baseada na pesquisa quantitativa. O método utilizado é o Inquérito por Questionário, na variante de Administração Indireta. A técnica aplicada é a de amostragem, onde são privilegiados moradores ligados a equipamentos institucionais locais. Percebe-se que os habitantes ouvem citações proverbiais no grupo familiar e acentuadamente entre amigos, põem em prática a sabedoria popular no dia-a-dia usando provérbios nas conversações e consideram importantes as orientações contidas e repassadas via provérbios. Em destaque, os mais jovens pretendem repassar para seus futuros filhos orientações por intermédio da sabedoria popular, enquanto os que já são pais, no diálogo com os filhos, costumam incluir provérbios tradicionais na transmissão de ensinamentos.