O marketing e o voto: análise da eleição estadual de 1998 em Natal/

Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado um momento novo e surpreendente no campo eleitoral. Tornou-se evidente o desapego dos eleitores às grandes estruturas polítco-partidárias, ao mesmo tempo em que surgiu na cena política, um novo elemento de persuasão eleitoral: o marketing. Hoje, mais do que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Quaresma, Carla Michele Andrade., Costa, Homero de Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48792
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado um momento novo e surpreendente no campo eleitoral. Tornou-se evidente o desapego dos eleitores às grandes estruturas polítco-partidárias, ao mesmo tempo em que surgiu na cena política, um novo elemento de persuasão eleitoral: o marketing. Hoje, mais do que nunca, faz-se necessário considerar o marketing como um agente moldador de comportamentos eleitorais. Dentro dessa perspectiva analisamos a influência do marketing de televisão, na campanha para governo estadual em 1998, entre os eleitores da cidade de Natal. Através da aplicação de questionários, distribuídos proporcionalmente nas quatro zonas eleitorais, constatamos que, apesar de ainda serem fortes os elementos "tradicionais" de arregimentação do voto, o marketing merece destaque porque, de modo geral, tem conseguido influenciar o eleitorado.