Estado, educação e exercício da cidadania /

O presente trabalho se inscreve numa reflexão a respeitoda relação entre Estado, Educação e Exercício da Cidadania. O nosso objetivo, portanto, é compreender como a escola, enquanto instituição de uma sociedade excludente e discriminatória como a nossa, contribui para garantir o exercício efetivo da...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Basílio, Robson Oliveira., Góis, Francisca Lacerda de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48766
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Resumo:O presente trabalho se inscreve numa reflexão a respeitoda relação entre Estado, Educação e Exercício da Cidadania. O nosso objetivo, portanto, é compreender como a escola, enquanto instituição de uma sociedade excludente e discriminatória como a nossa, contribui para garantir o exercício efetivo da cidadania. O nosso interesse por esse tema surgiu a partir de leituras e debates de que participamos, enquanto aluno do curso de Ciências Sociais, desta Universidade, e da nossa vinculação à pesquisa denominada "O Tempo e a História: Uma contribuição para o Desenvolvimento de Elementos do Pensamento Teórico no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental", na qual atuamos como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Utilizamos, como instrumentos metodológicos, entrevistas semi-estruturadas, com professores de uma escola da rede estadual do município de Natal bem como dos alunos de cursos de formação de professores como Magistério e Probásica. Considerando a amplitude do tema, para efeito desse estudo, fizemos um recorte e nos situamos nos dias atuais, muito embora estarmos cientes do fato de que os fenômenos sociais são multicausais. Como referencial teórico, utilizamos postulações do materialismo histórico. Os resultados sugerem que sendo a escola uma instituição de uma sociedade marcada pelas desigualdades sociais, na qual os direitos às condições mínimas de existência humana, como direito à vida, à saúde, à educação , à habitação , etc. sequer são respeitados, não está ao seu alcance garantir o exercício efetivo da cidadania. No entanto, é seu papel, enquanto locus de uma prática intencional, mediar a apropriação do saber no sentido da formação de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de desmascarar e superar as várias formas de dominação social e assim caminhar em direção à construção de uma humanidade renovada.