Aspectos geomorfológicos do complexo lagunar Nísia Floresta, Papeba e Guaraíra-RN /

Aspectos Geomorfológicos do Sistema Lagunar Nísia Floresta, Papeba e Guaraíra, objetiva a caracterização das feições morfológicas existentes na área na qual se insere o complexo. Foram utilizadas técnicas de documentação direta e indireta através de pesquisas bibliográficas e documental, além de pes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Advíncula, Andréa da Costa., Nóbrega Júnior, Orgival Bezerra da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48628
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Aspectos Geomorfológicos do Sistema Lagunar Nísia Floresta, Papeba e Guaraíra, objetiva a caracterização das feições morfológicas existentes na área na qual se insere o complexo. Foram utilizadas técnicas de documentação direta e indireta através de pesquisas bibliográficas e documental, além de pesquisa de campo, onde foram coletadas amostras para posterior análise sedimentológica, como também foram feitas observações do comportamento das feições na área. Apresenta uma série de ambientes e sub ambientes deposicionais que incluem: corpos aquáticos costeiros (lagos e lagunas), sistemas aluviais (drenagens paralelas, retilíneas e e canais internagulares) e sistemas paludais (pântanos e manguezais). Apresenta como ambientes erosionais as seguintes feições: dunas (antigas descaracterizadas, palodunas e as dunas atuais móveis), tabuleiros (principalmente nas vertentes) e planícies de abrasão marinha. Nesses, um conjunto de fatores interferentes que atuam desde o princípio de sua formação, bem como em toda sua história evolutiva até os dias atuais, sendo os mesmos atenuados ou intensificados pela intervenção antrópica, desequilibrando e remoldando todo o geossistema em questão. O trabalho visa mostrar uma caracterização geomorfológica da área, baseando-se em técnicas de documentação direta e indireta, apresentando suscintamente os efeitos da ação humana, já que, desde os mais remotos tempos as áreas costeiras têm exercido um enorme fascínio no homem que a cada dia modifica mais estes ambientes chegando, inclusive, a descaracterizá-los e até mesmo destruí-los.