A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/

Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto, Ramalho, Betânia Leite., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-33033
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-330332022-11-29T19:26:45Z A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Ramalho, Betânia Leite. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor - Formação - Dissertação. Pedagogia - Dissertação. Pedagogia - Filosofia - Dissertação. Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - Dissertação. Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenação Pedagógica do PPGEd/UFRN. Naquele momento buscávamos entender e identificar o "lugar" ocupado pela Pedagogia num Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Na ocasião concluíamos, através da análise de documentos do Projeto Formativo do citado curso que a discussão sobre a Pedagogia não acontecia ali, formalmente. Esse tema, conseqüentemente, aparecia pouco explícito nos conteúdos da estrutura disciplinar. No presente estudo procuramos analisar que concepções têm os professores-formadores do mesmo Curso Normal Superior - IFESP - a respeito do que seja a Pedagogia. Que "espaço" a Pedagogia ocupa no conjunto do curso? Qual a importância que deve ter a Pedagogia para um curso de formação de professores na perspectiva da profissionalização? O referencial teórico foi construído, principalmente, à luz do que defedem Gauthier (1993; 1998); Tardif (2002); Mazzoti (1998); Marques (1996) dentre outros. Consideramos a Pedagogia como campo de teoria sobre a educação, Pedagogia essa que articula os diferentes saberes (da experiência, disciplinares, curriculares, da ação pedagógica, da tradição pedagógica, das Ciências da Educação), as competências, as habilidades e as atitudes que configuram o repertório de conhecimento e as estratégias do agir profissional docente. O caráter exploratório, descritivo e analítico do estudo nos levou a fazer uso de questionário e entrevista, instrumentos esses que nos permitiu triangular as informações para nos aproximarmos da ... 2 2022-10-05T11:22:09Z 2022-10-05T11:22:09Z 2003. Dissertação 377.8 D192p DISSERT 48473 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Professor -
Formação -
Dissertação.
Pedagogia -
Dissertação.
Pedagogia -
Filosofia -
Dissertação.
Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy -
Dissertação.
spellingShingle Professor -
Formação -
Dissertação.
Pedagogia -
Dissertação.
Pedagogia -
Filosofia -
Dissertação.
Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy -
Dissertação.
Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Ramalho, Betânia Leite.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
description Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenação Pedagógica do PPGEd/UFRN. Naquele momento buscávamos entender e identificar o "lugar" ocupado pela Pedagogia num Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Na ocasião concluíamos, através da análise de documentos do Projeto Formativo do citado curso que a discussão sobre a Pedagogia não acontecia ali, formalmente. Esse tema, conseqüentemente, aparecia pouco explícito nos conteúdos da estrutura disciplinar. No presente estudo procuramos analisar que concepções têm os professores-formadores do mesmo Curso Normal Superior - IFESP - a respeito do que seja a Pedagogia. Que "espaço" a Pedagogia ocupa no conjunto do curso? Qual a importância que deve ter a Pedagogia para um curso de formação de professores na perspectiva da profissionalização? O referencial teórico foi construído, principalmente, à luz do que defedem Gauthier (1993; 1998); Tardif (2002); Mazzoti (1998); Marques (1996) dentre outros. Consideramos a Pedagogia como campo de teoria sobre a educação, Pedagogia essa que articula os diferentes saberes (da experiência, disciplinares, curriculares, da ação pedagógica, da tradição pedagógica, das Ciências da Educação), as competências, as habilidades e as atitudes que configuram o repertório de conhecimento e as estratégias do agir profissional docente. O caráter exploratório, descritivo e analítico do estudo nos levou a fazer uso de questionário e entrevista, instrumentos esses que nos permitiu triangular as informações para nos aproximarmos da ...
format Dissertação
author Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Ramalho, Betânia Leite.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Ramalho, Betânia Leite.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
title A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
title_short A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
title_full A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
title_fullStr A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
title_full_unstemmed A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
title_sort pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (ifesp-rn)/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473
work_keys_str_mv AT dantasotiliamariaalvesdanobregaalberto apedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn
AT ramalhobetanialeite apedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn
AT universidadefederaldoriograndedonorte apedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn
AT dantasotiliamariaalvesdanobregaalberto pedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn
AT ramalhobetanialeite pedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn
AT universidadefederaldoriograndedonorte pedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn
_version_ 1766821503083479040