A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/
Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenaçã...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-33033 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-330332022-11-29T19:26:45Z A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Ramalho, Betânia Leite. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor - Formação - Dissertação. Pedagogia - Dissertação. Pedagogia - Filosofia - Dissertação. Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - Dissertação. Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenação Pedagógica do PPGEd/UFRN. Naquele momento buscávamos entender e identificar o "lugar" ocupado pela Pedagogia num Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Na ocasião concluíamos, através da análise de documentos do Projeto Formativo do citado curso que a discussão sobre a Pedagogia não acontecia ali, formalmente. Esse tema, conseqüentemente, aparecia pouco explícito nos conteúdos da estrutura disciplinar. No presente estudo procuramos analisar que concepções têm os professores-formadores do mesmo Curso Normal Superior - IFESP - a respeito do que seja a Pedagogia. Que "espaço" a Pedagogia ocupa no conjunto do curso? Qual a importância que deve ter a Pedagogia para um curso de formação de professores na perspectiva da profissionalização? O referencial teórico foi construído, principalmente, à luz do que defedem Gauthier (1993; 1998); Tardif (2002); Mazzoti (1998); Marques (1996) dentre outros. Consideramos a Pedagogia como campo de teoria sobre a educação, Pedagogia essa que articula os diferentes saberes (da experiência, disciplinares, curriculares, da ação pedagógica, da tradição pedagógica, das Ciências da Educação), as competências, as habilidades e as atitudes que configuram o repertório de conhecimento e as estratégias do agir profissional docente. O caráter exploratório, descritivo e analítico do estudo nos levou a fazer uso de questionário e entrevista, instrumentos esses que nos permitiu triangular as informações para nos aproximarmos da ... 2 2022-10-05T11:22:09Z 2022-10-05T11:22:09Z 2003. Dissertação 377.8 D192p DISSERT 48473 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Professor - Formação - Dissertação. Pedagogia - Dissertação. Pedagogia - Filosofia - Dissertação. Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - Dissertação. |
spellingShingle |
Professor - Formação - Dissertação. Pedagogia - Dissertação. Pedagogia - Filosofia - Dissertação. Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - Dissertação. Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Ramalho, Betânia Leite. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ |
description |
Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenação Pedagógica do PPGEd/UFRN. Naquele momento buscávamos entender e identificar o "lugar" ocupado pela Pedagogia num Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Na ocasião concluíamos, através da análise de documentos do Projeto Formativo do citado curso que a discussão sobre a Pedagogia não acontecia ali, formalmente. Esse tema, conseqüentemente, aparecia pouco explícito nos conteúdos da estrutura disciplinar. No presente estudo procuramos analisar que concepções têm os professores-formadores do mesmo Curso Normal Superior - IFESP - a respeito do que seja a Pedagogia. Que "espaço" a Pedagogia ocupa no conjunto do curso? Qual a importância que deve ter a Pedagogia para um curso de formação de professores na perspectiva da profissionalização? O referencial teórico foi construído, principalmente, à luz do que defedem Gauthier (1993; 1998); Tardif (2002); Mazzoti (1998); Marques (1996) dentre outros. Consideramos a Pedagogia como campo de teoria sobre a educação, Pedagogia essa que articula os diferentes saberes (da experiência, disciplinares, curriculares, da ação pedagógica, da tradição pedagógica, das Ciências da Educação), as competências, as habilidades e as atitudes que configuram o repertório de conhecimento e as estratégias do agir profissional docente. O caráter exploratório, descritivo e analítico do estudo nos levou a fazer uso de questionário e entrevista, instrumentos esses que nos permitiu triangular as informações para nos aproximarmos da ... |
format |
Dissertação |
author |
Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Ramalho, Betânia Leite. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Ramalho, Betânia Leite. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
title |
A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ |
title_short |
A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ |
title_full |
A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ |
title_fullStr |
A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ |
title_full_unstemmed |
A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/ |
title_sort |
pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (ifesp-rn)/ |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473 |
work_keys_str_mv |
AT dantasotiliamariaalvesdanobregaalberto apedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn AT ramalhobetanialeite apedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn AT universidadefederaldoriograndedonorte apedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn AT dantasotiliamariaalvesdanobregaalberto pedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn AT ramalhobetanialeite pedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn AT universidadefederaldoriograndedonorte pedagogianavisaodosformadoresdeprofessoresdocursonormalsuperiorifesprn |
_version_ |
1766821503083479040 |