A pedagogia na visão dos formadores de professores do curso normal superior (IFESP-RN)/

Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto, Ramalho, Betânia Leite., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48473
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta dissertação compõe um conjunto de estudos que visam desvelar o sistema de crenças/idéias dos professores a respeito dos conhecimentos profissionais pedagógicos. Ela dá continuidade aos estudos monográficos realizados entre 1999 e 2001, durante o curso de especialização sobre Gestão e Coordenação Pedagógica do PPGEd/UFRN. Naquele momento buscávamos entender e identificar o "lugar" ocupado pela Pedagogia num Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Na ocasião concluíamos, através da análise de documentos do Projeto Formativo do citado curso que a discussão sobre a Pedagogia não acontecia ali, formalmente. Esse tema, conseqüentemente, aparecia pouco explícito nos conteúdos da estrutura disciplinar. No presente estudo procuramos analisar que concepções têm os professores-formadores do mesmo Curso Normal Superior - IFESP - a respeito do que seja a Pedagogia. Que "espaço" a Pedagogia ocupa no conjunto do curso? Qual a importância que deve ter a Pedagogia para um curso de formação de professores na perspectiva da profissionalização? O referencial teórico foi construído, principalmente, à luz do que defedem Gauthier (1993; 1998); Tardif (2002); Mazzoti (1998); Marques (1996) dentre outros. Consideramos a Pedagogia como campo de teoria sobre a educação, Pedagogia essa que articula os diferentes saberes (da experiência, disciplinares, curriculares, da ação pedagógica, da tradição pedagógica, das Ciências da Educação), as competências, as habilidades e as atitudes que configuram o repertório de conhecimento e as estratégias do agir profissional docente. O caráter exploratório, descritivo e analítico do estudo nos levou a fazer uso de questionário e entrevista, instrumentos esses que nos permitiu triangular as informações para nos aproximarmos da ...