Estudo da produção de biosurfactantes por microrganismos isolados de poços de petróleo/

Biosurfactantes são moléculas anfifílicas compostas por uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica, cuja principal característica é reduzir as tensões interfaciais e superficiais do meio. Devido a esta característica é potencialmente utilizado em inúmeras indústrias como têxtil, farmacêutica, de cosm...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lobato, Ana Katerine de Carvalho Lima, Macedo, Gorete Ribeiro de., Magalhães, Margarida Maria dos Anjos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/48460
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Biosurfactantes são moléculas anfifílicas compostas por uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica, cuja principal característica é reduzir as tensões interfaciais e superficiais do meio. Devido a esta característica é potencialmente utilizado em inúmeras indústrias como têxtil, farmacêutica, de cosmético, alimentícia e especialmente nas indústrias petroquímicas. Por estas potenciais aplicações é de interesse industrial o desenvolvimento de processos de produção de biosurfactantes em grande escala que os façam economicamente competitivos com os surfantantes sintéticos. Para tal é importante selecionar-se cepas boas produtoras bem como estabelecer meios adequados e econômicos juntamente com condições ótimas de cultivo para síntese do biosurfactante. Nesta dissertação foi realizado um estudo da produção de biosurfactante utilizando microorganismos isolados de poços de petróleo e meio à base de melaço de cana acrescido de petróleo. Um planejamento experimental para definição do meio de cultivo foi realizado. Avaliou-se a cinética de crescimento da cepa pelo acompanhamento da concentração celular e consumo de substrato ao longo do tempo bem como a variação da tensão superficial do meio que indica a produção de biosurfactante. A variação de parâmetros de processo, como agitação e temperatura, foram avaliados. Juntamente analisou-se o índice de emulsificação e a diluição micelar do sistema. Também realizou-se um planejamento experimental a fim de avaliar as influências das variáveis estudadas. Por fim, realizou-se uma comparação da ação do biosurfactante com relação a surfactantes químicos.