Rezadeiras: representações e recontextualizações /

Em meio a uma efervescência religiosa inegável nos dias atuais e, em especial, no meio urbano, percebemos que são múltiplas as trajetórias percorridas pelos sujeitos sociais através das religiões, em busca de uma resposta aos questionamentos contemporâneos. Assim, a crença expressada por eles aprese...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Melo, Bruna Thayse Queiroz de., Assunção, Luiz Carvalho de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/46407
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Em meio a uma efervescência religiosa inegável nos dias atuais e, em especial, no meio urbano, percebemos que são múltiplas as trajetórias percorridas pelos sujeitos sociais através das religiões, em busca de uma resposta aos questionamentos contemporâneos. Assim, a crença expressada por eles apresenta-se dinâmica e passível de constantes recontextualizações. Nesse cenário, encontramos as atividades de cura das rezadeiras, que, ligadas tradicionalmente ao catolicismo polular, constrói uma prática que parte da vivência de uma realidade plural de valores e ações, a começar pela adesão às mais diversas religiões. De acordo com os trajetos religiosos vividos, as rezadeiras apresentam releituras de mundo e, consequentemente, reconstruções das suas práticas de cura. O trabalho realizado permite percebermos, através da análise da história de vida de três rezadeiras, o fenômeno supracitado, em sentido lato, e, em sentido estrito, como se dão os envolvimentos religiosos e, ligado a estes, que representações permeiam os discursos e as práticas dessas mulheres, associando-os às perspectivas veiculadas pelas associações religiosas das quais elas são adeptas.