Educação e informática : da discussão de conceitos e relações que o computador estabelece na escola /
Torna-se viável, na atualidade, mobilizar a comunidade escolar a conduzir, com mais veemência, as questões relacionadas às transformações sociais, ocasionadas, entre outras coisas, pela interferências. As tecnologias mostram ao mundo novos saberes e novas formas de adquirir conhecimentos. Daí a Esco...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45801 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Torna-se viável, na atualidade, mobilizar a comunidade escolar a conduzir, com mais veemência, as questões relacionadas às transformações sociais, ocasionadas, entre outras coisas, pela interferências. As tecnologias mostram ao mundo novos saberes e novas formas de adquirir conhecimentos. Daí a Escola, como instituição formativa, ser chamada para promover um repensar nas suas formas de construção, organização e resignificação do conhecimento. A tecnologia não muda apenas o que aprendemos, mas também o que apreendemos. Tudo isso reporta a educação a um papel que lhe é próprio: conduzir a formação do ser humano, fazendo-o capaz de viver e conviver em sociedade, participando da construção de si na relação com outros e com a natureza física. A investigação que se apresenta versa sobre a relação mediática existente entre professor-aluno-máquina na dinâmica da Escola, situada numa sociedade tecnologizada. Não existe um lugar pré-determinado para o novo. Ele não avisa quando vem, onde vaiinterferir e muito menos do que precisa. Os sujeitos sociais são os responsáveis por acolhê-los e determinar seus direcionamentos na comunidade. As tecnologias sempre interferiram na forma de organizaçào da comunidade e nas relações nela existente, principalmente as tecnologias da inteligência que permitem a elaboração, o armazenamento e a difusão de informações e construção de conhecimentos. Quando intitulamos alguns objetos tecnológicos de Tecnologia Educacional, estamos permitindo que eles assumam uma nova configuração. Eles abandonam seu sentido expansivo e ostentam a de utensílio intelectual. Qualquer recurso que adentre na Escola merece um tratamento adequado. Na estrutura atual, acreditar-se que esses instrumentos tecnológicos saolicitam a construção de metodologias capazes de saber e... |
---|