Passos e descompassos : a ação multiplicadores como estratégia para a formação de professores da educação infantil /

Este trabalho discute a formação de professores da educação infantil, tendo como foco de análise a Ação Multiplicadora enquanto estratégia dessa formação, com o objetivo fundamental de analisar a efetivadade da referida estratégia na apropriação de conceitos e incorporação de novas práticas pelas pr...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Paiva, Cristina Diniz Barreto de., Santiago, Neide Varela., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Acesso em linha:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45550
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Descrição
Resumo:Este trabalho discute a formação de professores da educação infantil, tendo como foco de análise a Ação Multiplicadora enquanto estratégia dessa formação, com o objetivo fundamental de analisar a efetivadade da referida estratégia na apropriação de conceitos e incorporação de novas práticas pelas professoras. Para tal, assumimos como campo de investigação o Programa Integrado para o Desenvolvimento da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte - PIDEPE/RN. Como pesquisa de cunho qualitativo, o trabalho envolveu os seguintes procedimentos de coleta de dados : análise documental - compreendendo tanto documentos do Programa (1994-2001) como planos de aulas das professoras participantes e atividades dos alunos (crianças) e pesquisa em campo (em dois municípios do Rio Grande do Norte integrantes do Programa), através de questionário e entrevista semi-estruturada individual realizada com quatro professoras, sendo duas "Professoras Multiplicadoras", definidas como aquelas que participam da primeira etapa constitutiva da estratégia de formação - a "Capacitação"- e duas "Professoras Cursistas", definidas como as que participam do "Repasse" - segunda etapa do processo - operacionalizada pela "Professoras Multiplicadoras" em seus respectivos municípios. O trabalho envolveu, ainda, observações não participativas da dinâmica de sala de aula das referidas professoras. Tomando como base os estudos atuais acerca da formação de professores com os de Freire (1986; 1998; 1999), Nóvoa (1992; 1994; 1995), Schön (2000), Alarcão (2001), Perrenoud (1998; 1999; 2000) e Gauthier (1998; 2000; 2001), entre outros, analisamos os dados coletados em duas dimensões: a incorporação de práticas e a elaboração de conceitos a partir de três categorias referentes aos fundamentros da educação infantil que se constituíram em ...