Avaliação de modelos de predição de ruído de tráfego em áreas urbanas : um estudo de caso em Natal /
Atualmente, não exite um modelo de predição de ruído de tráfego sendo utilizado na cidade do Natal. Esta ausência faz com que os órgãos e profissionais envolvidos com as áreas de tráfego e meio ambiente desenvolvam ou analisem projetos desconsiderando os níveis de ruído que possam ser produzidos. Es...
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oai:localhost:123456789-306802022-11-29T18:44:27Z Avaliação de modelos de predição de ruído de tráfego em áreas urbanas : um estudo de caso em Natal / Melo, Magda Maria Pinheiro de. Durante Ingunza, María del Pilar. Santos, Enilson Medeiros dos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trânsito - Ruído. Natal(RN) - Ruído - Medição. Dissertação. Trânsito - Fluxo. Dissertação. Atualmente, não exite um modelo de predição de ruído de tráfego sendo utilizado na cidade do Natal. Esta ausência faz com que os órgãos e profissionais envolvidos com as áreas de tráfego e meio ambiente desenvolvam ou analisem projetos desconsiderando os níveis de ruído que possam ser produzidos. Este fato gera um aumento da poluição sonora, que é um dos principais fatores ambientais causadores de moléstias na população. A poluição sonora gerada por veículos automotores atinge tanto as pessoas que moram próximo às vias ruidosas, quanto as que por ela trafegam. Para minimizar o problema é necessário identificar os níveis de ruído gerados nas vias e implantar medidas preventivas ou corretivas. Nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar os modelos de predição de ruído de tráfego existentes e, através de comparações com medições locais, determinar qual o que melhor prevê os níveis de ruído para as condições de Natal. Para isso, foi feita a análise de doze modelos de predição existentes, e escolheu-se cinco para este trabalho. Para a realização deste estudo foram coletados dados de campo relativos à velocidade e fluxo veicular, percentual de veículos pesados, dimensões e geometria das vias e níveis de pressão sonora. Com estes dados, determinou-se os níveis de ruído contínuo equivalente (Leq) através dos níveis de pressão sonora e dos modelos escolhidos. Avaliados os resultados, pode-se concluir que nenhum dos cinco modelos deve er aplicado na cidade do Natal, sem que antes seja feita a calibração das variáveis para os parâmetros locais. 1 2022-10-05T11:06:50Z 2022-10-05T11:06:50Z 2003. Dissertação 656 M528a DISSERT 45534 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45534 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45534 |
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Atualmente, não exite um modelo de predição de ruído de tráfego sendo utilizado na cidade do Natal. Esta ausência faz com que os órgãos e profissionais envolvidos com as áreas de tráfego e meio ambiente desenvolvam ou analisem projetos desconsiderando os níveis de ruído que possam ser produzidos. Este fato gera um aumento da poluição sonora, que é um dos principais fatores ambientais causadores de moléstias na população. A poluição sonora gerada por veículos automotores atinge tanto as pessoas que moram próximo às vias ruidosas, quanto as que por ela trafegam. Para minimizar o problema é necessário identificar os níveis de ruído gerados nas vias e implantar medidas preventivas ou corretivas. Nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar os modelos de predição de ruído de tráfego existentes e, através de comparações com medições locais, determinar qual o que melhor prevê os níveis de ruído para as condições de Natal. Para isso, foi feita a análise de doze modelos de predição existentes, e escolheu-se cinco para este trabalho. Para a realização deste estudo foram coletados dados de campo relativos à velocidade e fluxo veicular, percentual de veículos pesados, dimensões e geometria das vias e níveis de pressão sonora. Com estes dados, determinou-se os níveis de ruído contínuo equivalente (Leq) através dos níveis de pressão sonora e dos modelos escolhidos. Avaliados os resultados, pode-se concluir que nenhum dos cinco modelos deve er aplicado na cidade do Natal, sem que antes seja feita a calibração das variáveis para os parâmetros locais. |
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