Avaliação de modelos de predição de ruído de tráfego em áreas urbanas : um estudo de caso em Natal /

Atualmente, não exite um modelo de predição de ruído de tráfego sendo utilizado na cidade do Natal. Esta ausência faz com que os órgãos e profissionais envolvidos com as áreas de tráfego e meio ambiente desenvolvam ou analisem projetos desconsiderando os níveis de ruído que possam ser produzidos. Es...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Melo, Magda Maria Pinheiro de., Durante Ingunza, María del Pilar., Santos, Enilson Medeiros dos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45534
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Descrição
Resumo:Atualmente, não exite um modelo de predição de ruído de tráfego sendo utilizado na cidade do Natal. Esta ausência faz com que os órgãos e profissionais envolvidos com as áreas de tráfego e meio ambiente desenvolvam ou analisem projetos desconsiderando os níveis de ruído que possam ser produzidos. Este fato gera um aumento da poluição sonora, que é um dos principais fatores ambientais causadores de moléstias na população. A poluição sonora gerada por veículos automotores atinge tanto as pessoas que moram próximo às vias ruidosas, quanto as que por ela trafegam. Para minimizar o problema é necessário identificar os níveis de ruído gerados nas vias e implantar medidas preventivas ou corretivas. Nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar os modelos de predição de ruído de tráfego existentes e, através de comparações com medições locais, determinar qual o que melhor prevê os níveis de ruído para as condições de Natal. Para isso, foi feita a análise de doze modelos de predição existentes, e escolheu-se cinco para este trabalho. Para a realização deste estudo foram coletados dados de campo relativos à velocidade e fluxo veicular, percentual de veículos pesados, dimensões e geometria das vias e níveis de pressão sonora. Com estes dados, determinou-se os níveis de ruído contínuo equivalente (Leq) através dos níveis de pressão sonora e dos modelos escolhidos. Avaliados os resultados, pode-se concluir que nenhum dos cinco modelos deve er aplicado na cidade do Natal, sem que antes seja feita a calibração das variáveis para os parâmetros locais.