Comportamento dos elementos da fundação utilizando a formulação dos elementos finitos /

O presente trabalho objetiva avaliar o comportamento de elementos de fundação pelas teorias de Reissner-Mindlin e a Kirchhoff, bem como em utilizar métodos dos Elementos Finitos para obter as tensões e deformações nestes elementos avaliando-se a interação dos mesmos com o solo, no caso das fundações...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes, Valtencir Lúcio de Lima., Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45397
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho objetiva avaliar o comportamento de elementos de fundação pelas teorias de Reissner-Mindlin e a Kirchhoff, bem como em utilizar métodos dos Elementos Finitos para obter as tensões e deformações nestes elementos avaliando-se a interação dos mesmos com o solo, no caso das fundações. Inicialmente, a pesquisa buscou estudar a utilização de um elemento de viga baseado na Teoria de Kirchhoff em contrapartida com a formulação de Elementos Finitos. Nesse caso, o enfoque foi baseado na transmissão de esforços para o solo por parte do elemento estudado. Foram obtidos alguns resultados satisfatórios. Em continuidade ao trabalho de investigação, decidiu-se por realizar metodologicamente a avaliação de um elemento isoparamétrico que utiliza a formulação dos elementos retangular REC32 (4x8) e do triangular TR48 (6x8) (Akoz e Uzcan). Esse procedimento possibilitou obter importantes conclusões sobre a eficácia do uso de placas quando utilizadas como elemento de fundação. Após a formulação do elemento isoparamétrico, são apresentados alguns exemplos de aplicações. Finalmente, discute-se todos resultados obtidos e discorre-se sobre as conclusões e sugestões para trabalhos futuros.