Hegel, dialética, educação: sobre a contribuição dialética hegeliana para a práxis educativa /

Nessa tese exponho a singular imanência educativa da dialética hegeliana, tanto como formação cultural (Bildung), quanto como formação pedagógica (Erziehung). Em suma: a educação é ato dialético - essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências conceituais; a) a razoável compree...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Ruben Guedes., Saviani, Dermeval, Universidade Estadual de Campinas.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/45210
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Nessa tese exponho a singular imanência educativa da dialética hegeliana, tanto como formação cultural (Bildung), quanto como formação pedagógica (Erziehung). Em suma: a educação é ato dialético - essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências conceituais; a) a razoável compreensão do núcleo do sistema dialético hegeliano, e b) a concepção do homem como ser de liberdade e consciência, desde esse núcleo. Trata-se, pois, de expor a natureza dessa dialética como movimento de negatividade radicado na contradição prima finitude-infinitude, intrínseca ao pensar e que fundamenta seu longos - não como lógica abstraía das coisas, significado fixo, que ela não o é; mas como lógica do concreto das coisas, significante vivo, formas de liberdade e consciência do sujeito in fieri. Daí que, a progressão das contradições decorrentes é itinerário histórico superativo e formativo da consciência para a autoconsciência, através da alteridade - observando-se, nesses processos a imanência educativa da dialética, efetivando-se na história e efetivando a história.#$&Abstract:In this thesis we present the singular educative immanence of the Hegelian dialectics, not only as cultural formation (Bildung) bul also as pedagogic one (Erziehung). In short: education is a dialectic act - this is the final conclusion. The apprehension of this conclusion requires two conceptual requests: a) the reasonable understanding of the nucleus of the Hegelian dialectic system, and b) the conception of Man as a being of freedom and conscience, since that nucleus. It is aimed, then, to explain the nature of that dialectics as movement of negativity rooted in the primary contradiction finitude-infinitude, intrinsic to thinking, which establishes its /ogos - not as abstract logic of things, fixed meaning that it is not, but as logic of the concrete of things, live significance, forms of freedom and conscience of the subject in fieri. It follows that the progression of the resulting contradictions is historic itinerary, which overcomes and forms conscience for self-consciousness through alterity - considering in these processes the educative immanence of dialectics, accomplishing itself in history and accomplishing history.#$&Zusammenfassung:Diese Arbeit stellt die einzigartige pädagogische Immanenz nach der Dialektik von Hegel dar, hinsichtlich der kulturellen Bildung sowic des Erziehungswesens. Die Schiussfolgerung in kurzen Worten: erziehung ist eine dialektische Handlung. Diese Schlussfolgerung verlangt zwei begriffliche Anforderungen: a) Das hinreichende Verständnis des Systemkerns der hegelianischen dialektik, und b) Den Begriff des Mannes, in Sinne dieses Systemkerns, als Wesen der Freiheit und des Bewusstseins. Es geht darum, im Widerspruch der Endlichkeit - Unendlichkeit die Art dieser Dialektik als verwurzelte negative Regung darzustellen, innerlich beim Denken, und in der Darstellung seines Verständnis als konkrete Logik mit lebendige Bedeutung, Formen der Freiheit und des Bewusstseins des Menschen in der Entstehung (in fieri), und nicht in der Darstellung als abstrakte Logik der Dinge mit feststehender unzulässiger Bedeutung. Deshaib ist der Fortgang der laufenden Widersprüche ein historischer Weg, überwindet und geformt abwechselnd vom Bewusstsein hin zum Seibstbewusstsein. Man beobachtet bei diesen Vorgängen wie sich die pädagogische Immanenz der Dialektik in der Geschichte auswirkt und sie beeinflusst.