Entre os retratos e as formas de retratar : a identidade social do professor /

Resumo : O objetivo central, desta pesquisa, foi revisar a produção acadêmica nacional sobre a identidade docente, considerando-se as obras que apontavam para a dimensão social do fazer-se/ser professor e professora da Educação Básica. Como objetivos específicos, procuramos pôr em evidência como têm...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lira, André Augusto Diniz., Domingos Sobrinho, Moisés., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/44787
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Resumo:Resumo : O objetivo central, desta pesquisa, foi revisar a produção acadêmica nacional sobre a identidade docente, considerando-se as obras que apontavam para a dimensão social do fazer-se/ser professor e professora da Educação Básica. Como objetivos específicos, procuramos pôr em evidência como têm sido apreendidos empiricamente as facetas identitárias dos/das docentes e destacar os pressupostos teórico-metodológicos que têm norteado a produção acadêmica sobre a temática. Para tanto, utilizamos, como estratégias de análise, a proposta de Gil (1995) sobre as pesquisas bibliográficas e de Franco (1986) no que concerne a análise de conteúdo qualitativa. Foram analisadas 34 fontes bibliográficas, sendo 10 livros, 8 artigos e 16 capítulos de livros, publicados de 1990 a 2002. Verificamos a existência de um conjunto de trabalhos que apontavam para uma inspiração teórica marxista e pós-marxista sobre a identidade docente e também uma perspectiva com inspiração na teoria de Pierre Bourdieu. Observamos há existência de modelos de estudo das identidades que denominamos respectivamente, modelo das identidades forjadas, modelo das identidades narradas e também um modelo com uma ênfase na alteridade constitutiva, centrado nas teorias de Bakhtin e Vygotsky. Outras perspectivas, menos evidentes no campo educacional, foram igualmente identificadas, sempre no intuito de ampliar a compreensão sobre os "retratos" do professorado. Evidencia-se uma compreensão maior sobre as facetas identitárias docentes, antes desconhecidas ou pouco vislumbradas no cenário educacional, o que se deve à evolução das diferentes formas de olhar o fenômeno, à multiplicidade de recortes na temática e metodologias propostas, às disputas acadêmicas na construção da verdade científica, bem como às informações históricas do professorado. No entanto, destaca-se,...