Cultura e prática empreendedoras : um estudo de caso em instituições de educação tecnológica no Brasil /
Resumo : Frente aos desafios surgidos com a globalização da economia, a alteração dos conceitos tradicionais relacionados ao trabalho e aos vínculos dos indivíduos com as organizações, estruturas de diversos setores dentro da sociedade estão se posicionando, no intuito de se adaptarem à nova realida...
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Formato: | Dissertação |
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Resumo: | Resumo : Frente aos desafios surgidos com a globalização da economia, a alteração dos conceitos tradicionais relacionados ao trabalho e aos vínculos dos indivíduos com as organizações, estruturas de diversos setores dentro da sociedade estão se posicionando, no intuito de se adaptarem à nova realidade sócio-econômica. O setor de educação, reconhecido como um dos principais pontos para a adequação a essas mudanças, também se vê frente à necessidade de reorganizar-se, no sentido de fornecer bases mais seguras à formação profissional dos indivíduos na nova sociedade, onde a informação é o insumo importante para qualquer atividade. A partir da conjuntura atual, o Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) formulou o Programa Integrado MEC/Sebrae de Técnicos Empreendedores. Esse programa tem como base os pressupostos estratégicos da nova educação profissional brasileira, orientado a contribuir para a solução dos problemas nacionais por meio do ensino do empreendedorismo nas escolas de ensino médio e de educação profissional. Porém, para que essa difusão do empreendedorismo na educação se torne efetivo e traga os resultados esperados, é necessário que haja um ambiente propício, que se dissemine uma cultura empreendedora. O presente trabalho objetiva investigar a relação entre cultura e prática empreendedoras em Instituições de Educação Tecnológica, a partir de um estudo de caso realizado no CEFET-RN. |
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