Cultura e prática empreendedoras : um estudo de caso em instituições de educação tecnológica no Brasil /

Resumo : Frente aos desafios surgidos com a globalização da economia, a alteração dos conceitos tradicionais relacionados ao trabalho e aos vínculos dos indivíduos com as organizações, estruturas de diversos setores dentro da sociedade estão se posicionando, no intuito de se adaptarem à nova realida...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Paiva, Fernando Henrique Dantas de., Moreno Añez, Miguel Eduardo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/44786
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo : Frente aos desafios surgidos com a globalização da economia, a alteração dos conceitos tradicionais relacionados ao trabalho e aos vínculos dos indivíduos com as organizações, estruturas de diversos setores dentro da sociedade estão se posicionando, no intuito de se adaptarem à nova realidade sócio-econômica. O setor de educação, reconhecido como um dos principais pontos para a adequação a essas mudanças, também se vê frente à necessidade de reorganizar-se, no sentido de fornecer bases mais seguras à formação profissional dos indivíduos na nova sociedade, onde a informação é o insumo importante para qualquer atividade. A partir da conjuntura atual, o Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) formulou o Programa Integrado MEC/Sebrae de Técnicos Empreendedores. Esse programa tem como base os pressupostos estratégicos da nova educação profissional brasileira, orientado a contribuir para a solução dos problemas nacionais por meio do ensino do empreendedorismo nas escolas de ensino médio e de educação profissional. Porém, para que essa difusão do empreendedorismo na educação se torne efetivo e traga os resultados esperados, é necessário que haja um ambiente propício, que se dissemine uma cultura empreendedora. O presente trabalho objetiva investigar a relação entre cultura e prática empreendedoras em Instituições de Educação Tecnológica, a partir de um estudo de caso realizado no CEFET-RN.