O veículo outdoor : um estudo das estratégias argumentativas /

Resumo : A propaganda está em toda a parte e nos assedia em todos os momentos. Seja na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos panfletos, nos muros ou nos outdoors, ela se apresenta com uma linguagem própria, estruturada com argumentos para persuadir, para informar ou para convencer o pú...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo Neto, Jefferson Garrido de., Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/44765
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Resumo:Resumo : A propaganda está em toda a parte e nos assedia em todos os momentos. Seja na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos panfletos, nos muros ou nos outdoors, ela se apresenta com uma linguagem própria, estruturada com argumentos para persuadir, para informar ou para convencer o público ao qual se destina. O presente trabalho tem por objetivo estudaras estratégias argumentativas que compõem os enunciados do veículo outdoor, sendo o slogan o seu objeto de especial atenção. Ao optar pelo estudo dos enunciados dos outdoors, centrando no slogan ideológico o elemento de maior atenção, procuramos observar como as estratégias argumentativas se tornam um recurso eficaz para levar o leitor/interlocutor a aderir à ideia apresentada. Optamos por realizar a análise de peças que foram premiadas em um concurso nacional realizado pela Central de Outdoor na categoria Ouro Ação Social. O referencial teórico ancorou-se na concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin e nas concepções de argumentação de Perelman e Reboul. A análise realizou-se em dois momentos. O primeiro deles estudou a composição e estrutura dos enunciados verbais presentes nos outdoors. O segundo investigou as relações entre interlocutores, com vistas a explorar o processo de persuasão e o conhecimento do auditório. A conclusão a que chegamos é que o slogan, como elemento persuasivo, é o recurso argumentativo mais eficaz usado pelo enunciador do texto produzido nas propagandas dos outdoors.#$&Abstract : Propaganda is everywhere and arrests us at every moment. On television, radio, magazines, pamphlets, walls and billboards, propaganda is presented with a peculiar language, structured with arguments to persuade, to inform and to convince public to which is addressed. This work aims at studying argumentative strategies that compose utterances in billboards, taking slogan as the main focus of attention. Opting for studying billboard utterances, with focus of attention on ideological slogan, we try to observe how argumentative strategies become an effective resource in leading reader interlocutor to agree with the presented idea. We opted for analysing pieces that were prized in a national contest, held by Central de Outdoor. Theoretical framework is based on the language conception as presented by Mikhail Bakhtin, and on the conceptions of argumentation as presented by Perelman and Reboul. The analysis was accomplished in two different moments. The study of structure and composition of verbal utterances present in billboards was accomplished in the first moment. We investigated the relations among interlocutors in the second one, bidding for exploiting the processes of persuading and audience awareness. We concluded that slogan, as a persuasive element, is the most effective argumentative resource used by announcer of texts produced by propaganda in billboards.