Um estudo da rotação em estrelas pobres em metais /

Resumo : No presente trabalho, estimamos a velocidade de rotação para uma amostra de 65 estrelas do campo pobres em metais. Essas velocidades foram obtidas por comparação direta entre um espectro produzido sinteticamente e o espectro observado de cada estrela. Os valores da velocidade de rotação for...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, José Ronaldo Pereira da., Medeiros, José Renan de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/44327
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo : No presente trabalho, estimamos a velocidade de rotação para uma amostra de 65 estrelas do campo pobres em metais. Essas velocidades foram obtidas por comparação direta entre um espectro produzido sinteticamente e o espectro observado de cada estrela. Os valores da velocidade de rotação foram calibrados com a FWHM da linha de Fe I 4484, e tal calibração reproduz com excelente precisão as rotações obtidas por síntese espectral. Observamos que uma fração significativa de estrelas evoluídas do campo pobres em metais apresentam elevadas taxas de rotação e discutimos as possíveis causas desse fenômeno, com ênfase na absorção de planetas. Em adição, nossos dados parecem apontar para a existência de uma descontinuidade na distribuição das velocidades de rotação com a temperatura, à semelhança do que ocorre para as estrelas de aglomerados pobres em metais.