Parceria e terceirização na educação municipal /
Descreve e analisa duas modalidades de parceria efetivadas entre a SME e o setor privado situando-as conforme o contexto de implementação da política municipal de educação que se realiza em observância à política educacional nacional delineada a partir da aprovação da Lei 9.394/96. Focaliza a filant...
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oai:localhost:123456789-282672022-11-29T18:03:46Z Parceria e terceirização na educação municipal / Salvino, Francisca Pereira. Clementino, Maria do Livramento Miranda. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação. Educação e Estado. Parceria Dissertação Natal (RN) Política municipal Descreve e analisa duas modalidades de parceria efetivadas entre a SME e o setor privado situando-as conforme o contexto de implementação da política municipal de educação que se realiza em observância à política educacional nacional delineada a partir da aprovação da Lei 9.394/96. Focaliza a filantropia enpresarial no caso da adoção da Escola Muncipal São Francisco de Asasis pelo Banco Real ABN/AMRO Bank e a terceirização na educação infantil em duas escolas conveniadas a SME, através do Projheto Pré-Escola para Todos, a partir da relação público/privado em educação. Evidencia os benefícios, desvantagens e dificuldades envolvidas no processo de efetivação das parceirias, para a partir destes apreender as implicações das mesmas para o sistema de educação municipal. Privilegia como procedimento metodológico o estudo de caso e como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas como profissionais da educação e pais de alunos, em três escolas do Município de Natal. Conclui que as parcerias representam novas formas de interações entreo público e o privado e comporta certos benefícios às comunidades envolvidas, mesmo assim, têm caráter privatista, residual, tutelar e clientelista visto que representam a adesão à racionalidade e às estratégias de mercado por parte do poder público. Implicam na privatização, no sentido lato do termo, de determinados setores da educação e na transferência de responsabilidade e de recursos do setor público para o privado.#$&It describes and analyzes two modalities of partnerships between SME and the private sector, placing them in the context of municipal politics of education, which take place in observance to the national educational politics delineated from the approval of law 9.394/96 on. It focalizes the managerial philanthopy in the adoption of São Francisco de Assis Municipal School by Banco Real ABN/AMRO Bank, as well as, the acquisition of scholarships in the primary education in two private schools by SME's Primary Education for All Project, starting a relationship between the public and private educational systems. It evidences the benefits and disadvantages of those partnerships to apprehend their implications in the municipal educational system. It privileges as methodological procedure the analysis of each case and, as technique of collection of data, interviews with profissionais of education and students' parents in three schools of the Municipal Destrict of Natal/RN. It concludes that the partnerships represent new forms of interaction between the public and private systems and produce some benefits to the involved communities, but they also induce to privatization, what has a residual and protective character, because they represent the adhesion to the rationality and strategies of market by the public power. Such partnerships implicate in the privatization of certain sections of the educational system, transfering responsibilities and financial resources of the public to the private secton. 1 2022-10-05T10:51:34Z 2022-10-05T10:51:34Z 2003. Dissertação 37(813.2) S185p DISSERT enc. 42370 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/42370 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/42370 |
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Descreve e analisa duas modalidades de parceria efetivadas entre a SME e o setor privado situando-as conforme o contexto de implementação da política municipal de educação que se realiza em observância à política educacional nacional delineada a partir da aprovação da Lei 9.394/96. Focaliza a filantropia enpresarial no caso da adoção da Escola Muncipal São Francisco de Asasis pelo Banco Real ABN/AMRO Bank e a terceirização na educação infantil em duas escolas conveniadas a SME, através do Projheto Pré-Escola para Todos, a partir da relação público/privado em educação. Evidencia os benefícios, desvantagens e dificuldades envolvidas no processo de efetivação das parceirias, para a partir destes apreender as implicações das mesmas para o sistema de educação municipal. Privilegia como procedimento metodológico o estudo de caso e como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas como profissionais da educação e pais de alunos, em três escolas do Município de Natal. Conclui que as parcerias representam novas formas de interações entreo público e o privado e comporta certos benefícios às comunidades envolvidas, mesmo assim, têm caráter privatista, residual, tutelar e clientelista visto que representam a adesão à racionalidade e às estratégias de mercado por parte do poder público. Implicam na privatização, no sentido lato do termo, de determinados setores da educação e na transferência de responsabilidade e de recursos do setor público para o privado.#$&It describes and analyzes two modalities of partnerships between SME and the private sector, placing them in the context of municipal politics of education, which take place in observance to the national educational politics delineated from the approval of law 9.394/96 on. It focalizes the managerial philanthopy in the adoption of São Francisco de Assis Municipal School by Banco Real ABN/AMRO Bank, as well as, the acquisition of scholarships in the primary education in two private schools by SME's Primary Education for All Project, starting a relationship between the public and private educational systems. It evidences the benefits and disadvantages of those partnerships to apprehend their implications in the municipal educational system. It privileges as methodological procedure the analysis of each case and, as technique of collection of data, interviews with profissionais of education and students' parents in three schools of the Municipal Destrict of Natal/RN. It concludes that the partnerships represent new forms of interaction between the public and private systems and produce some benefits to the involved communities, but they also induce to privatization, what has a residual and protective character, because they represent the adhesion to the rationality and strategies of market by the public power. Such partnerships implicate in the privatization of certain sections of the educational system, transfering responsibilities and financial resources of the public to the private secton. |
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