Espectro das ondas de spin a baixas temperaturas em cristais ferromagnéticas anisotrópicos/

Considerando um sistema cristalino ferromagnético descrito pelo Hamiltoniano de Heisenberg, encontramos as relações de dispersão das ondas de spin a temperatura nula e a baixas temperaturas. Em ambas as situações observamos o comportamento destas ondas de spin em dois casos específicos. a) Levando-s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Siqueira, Jesumar Lopes, Albuquerque, Eudenilson Lins de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38876
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Considerando um sistema cristalino ferromagnético descrito pelo Hamiltoniano de Heisenberg, encontramos as relações de dispersão das ondas de spin a temperatura nula e a baixas temperaturas. Em ambas as situações observamos o comportamento destas ondas de spin em dois casos específicos. a) Levando-se em consideração, no Hamiltoniano de Heisenberg, apenas a interação de troca(exchage) e o termo devido ao efeito Zeeman; b) considerando o Hamiltoniano anterior acrescido dos campos de anisotropia, uniaxial e não-uniaxial. No caso do espectro das ondas de spin a temperatura nula, utilizamos a equação de Heisenberg para os operadores S (desacoplados para o caso onde não existe campos de anitropia: acoplados no caso da existência de campos anitrópicos) juntamente com a aproximação RPA("Randon Phase Approximation"). Quando consideramos o espectro a baixas temperaturas, utilizamos técnicas do método variacional, onde a anergia livre de Helmholtz é minimizada em relação a parâmetros variacionais adequados. Cálculos numéricos são apresentados para ilustrar algumas propriedades termodinâmicas do espectro.