De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/

It was verified that this specific campaign originated from the people's revindication of the political campaign of 1960 when Djalma Maranhão was elected mayor of Natal. A nonbureaucratic school for children and adults emerged whose arquitectural design also originated from the people s suqqest...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Germano, José Willington., Vieira, Evaldo Amaro., Universidade Estadual de Campinas.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38852
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-25406
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Alfabetização(Educaçao de adultos) -
Brasil -
Rio Grande do Norte -
Tese.
spellingShingle Alfabetização(Educaçao de adultos) -
Brasil -
Rio Grande do Norte -
Tese.
Germano, José Willington.
Vieira, Evaldo Amaro.
Universidade Estadual de Campinas.
De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/
description It was verified that this specific campaign originated from the people's revindication of the political campaign of 1960 when Djalma Maranhão was elected mayor of Natal. A nonbureaucratic school for children and adults emerged whose arquitectural design also originated from the people s suqqestions. The, schools were of wooden frame construction covered with palm tree straw material. Lastly, it should be noted that the intellectual leadership of the campaign consisted of Marxists and leftist Christians that were assuming a nationalistic position. In that perspective, both education and culture acquired an instrumental characteristics in the sense that they contributed to the people s liberation. However, the manner in which the strong criticisms struck out against imperialism often made difficult the unmasking of the internal social contradictions of the system. This constituted one of the principal limitations of the campaign. The military movement of 1964 defeated the progressive forces and thus put an end to this educational experience, destroying it and severely repressing its members.#$&SUMMARY The study is an investigation of the educational campaign entitled "With Feet on the Ground One Also Learns to Read". The campaign was developed by the municipal government of Natal, R.N. during the years 1961/64, and, it exerted a strong repercussion at that time. The study, therefore, contributes to the reconstruction of the memoriam of the movement, not only in regard to its particular organization and its development, but also in relation to the historical context from which it originated. In addition, the study investigates the political and educational relationship in Rio Grande do Norte during the 1960/64 period. The results demonstrate that the historical context of the campaign "With Feet on the Ground One Also Learns to Read", as well as that of other educational and popular cultural movements of the time, was characterized by a state of economic crises, political control by the dominant classes, and political uprising of the urban and rural laborers. This popular mobilization made possible the appearance of educational practices as alternatives to the "educational system" and the practices were then translated into proposals of conscientization and politization of the people involved in such activities.#$&No caso específico da Campanha De Pé no Chão... , verifica-se que ela originou-se da reivindicação popular feita por ocasião da campanha política de 1960, quando Djalma Maranhão foi eleito prefeito de Natal. Surge a partir daí uma escola desburocratizada que atendia a crianças e adultos, cuja arquitetura também originou-se de uma sugestão popular. Tratava-se de escolas feitas de madeira e cobertas com palha de coqueiro. Por fim, deve-se destacar que a direção intelectual da "Campanha" coube a marxistas e cristãos de esquerda, que assumiam uma postura nacionalista. Nessa perspectiva, a educação e a cultura se revestiam de um caráter instrumental no sentido de contribuir para a libertação popular. Entretanto, as fortes críticas que faziam desferir, em suas formulações, contra o imperialismo dificultavam, muitas vezes, o desvendamento das contradições sociais internas e isso constitui um dos seus principais limites. O movimento militar de 1964 golpeou as forças progressistas e com isso pôs fim a essa experiência de educação, destruindo-a e reprimindo severamente os seus membros.#$&O presente trabalho tem como principal objeto de investigação a Campanha "De pé no chão também se aprende a ler", movimento educacional desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Natal-RN, no período 1961/64, e que alcançou acentuada repercussão na época. Trata-se, pois, de uma contribuição com vistas à recomposição da memória da "Campanha", não somente no que diz respeito às suas formas peculiares de organização e ao seu desenvolvimento respectivo, bem como no tocante ao contexto histórico em que surgiu. Dessa maneira, importa salientar, ainda, que este estudo tem a pretensão, igualmente, de investigar as relações entre política e educação no Rio Grande do Norte, no citado período (1960/64). Os resultados da pesquisa evidenciam que o contexto histórico em que surgiu a Campanha, bem como dos demais movimentos de educação e cultura popular da época, se caracterizava como sendo um momento de crise econômica e política das classes dominantes e de ascensão política dos trabalhadores urbanos e rurais. A mobilização popular decorrente possibilitou o aparecimento de práticas educativas alternativas com relação à "educação do sistema" e que se traduziam em propostas de conscietização e politização das pessoas envolvidas em tais práticas.
format Dissertação
author Germano, José Willington.
Vieira, Evaldo Amaro.
Universidade Estadual de Campinas.
author_facet Germano, José Willington.
Vieira, Evaldo Amaro.
Universidade Estadual de Campinas.
author_sort Germano, José Willington.
title De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/
title_short De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/
title_full De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/
title_fullStr De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/
title_full_unstemmed De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/
title_sort de pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no rio grande do norte : 1960-1964/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38852
work_keys_str_mv AT germanojosewillington depenochaotambemseaprendealerpoliticaeeducacaonoriograndedonorte19601964
AT vieiraevaldoamaro depenochaotambemseaprendealerpoliticaeeducacaonoriograndedonorte19601964
AT universidadeestadualdecampinas depenochaotambemseaprendealerpoliticaeeducacaonoriograndedonorte19601964
_version_ 1766844304590897152
spelling oai:localhost:123456789-254062022-10-05T10:34:59Z De pé no chão também se aprende a ler : política e educaçao no Rio Grande do Norte : 1960-1964/ Germano, José Willington. Vieira, Evaldo Amaro. Universidade Estadual de Campinas. Alfabetização(Educaçao de adultos) - Brasil - Rio Grande do Norte - Tese. It was verified that this specific campaign originated from the people's revindication of the political campaign of 1960 when Djalma Maranhão was elected mayor of Natal. A nonbureaucratic school for children and adults emerged whose arquitectural design also originated from the people s suqqestions. The, schools were of wooden frame construction covered with palm tree straw material. Lastly, it should be noted that the intellectual leadership of the campaign consisted of Marxists and leftist Christians that were assuming a nationalistic position. In that perspective, both education and culture acquired an instrumental characteristics in the sense that they contributed to the people s liberation. However, the manner in which the strong criticisms struck out against imperialism often made difficult the unmasking of the internal social contradictions of the system. This constituted one of the principal limitations of the campaign. The military movement of 1964 defeated the progressive forces and thus put an end to this educational experience, destroying it and severely repressing its members.#$&SUMMARY The study is an investigation of the educational campaign entitled "With Feet on the Ground One Also Learns to Read". The campaign was developed by the municipal government of Natal, R.N. during the years 1961/64, and, it exerted a strong repercussion at that time. The study, therefore, contributes to the reconstruction of the memoriam of the movement, not only in regard to its particular organization and its development, but also in relation to the historical context from which it originated. In addition, the study investigates the political and educational relationship in Rio Grande do Norte during the 1960/64 period. The results demonstrate that the historical context of the campaign "With Feet on the Ground One Also Learns to Read", as well as that of other educational and popular cultural movements of the time, was characterized by a state of economic crises, political control by the dominant classes, and political uprising of the urban and rural laborers. This popular mobilization made possible the appearance of educational practices as alternatives to the "educational system" and the practices were then translated into proposals of conscientization and politization of the people involved in such activities.#$&No caso específico da Campanha De Pé no Chão... , verifica-se que ela originou-se da reivindicação popular feita por ocasião da campanha política de 1960, quando Djalma Maranhão foi eleito prefeito de Natal. Surge a partir daí uma escola desburocratizada que atendia a crianças e adultos, cuja arquitetura também originou-se de uma sugestão popular. Tratava-se de escolas feitas de madeira e cobertas com palha de coqueiro. Por fim, deve-se destacar que a direção intelectual da "Campanha" coube a marxistas e cristãos de esquerda, que assumiam uma postura nacionalista. Nessa perspectiva, a educação e a cultura se revestiam de um caráter instrumental no sentido de contribuir para a libertação popular. Entretanto, as fortes críticas que faziam desferir, em suas formulações, contra o imperialismo dificultavam, muitas vezes, o desvendamento das contradições sociais internas e isso constitui um dos seus principais limites. O movimento militar de 1964 golpeou as forças progressistas e com isso pôs fim a essa experiência de educação, destruindo-a e reprimindo severamente os seus membros.#$&O presente trabalho tem como principal objeto de investigação a Campanha "De pé no chão também se aprende a ler", movimento educacional desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Natal-RN, no período 1961/64, e que alcançou acentuada repercussão na época. Trata-se, pois, de uma contribuição com vistas à recomposição da memória da "Campanha", não somente no que diz respeito às suas formas peculiares de organização e ao seu desenvolvimento respectivo, bem como no tocante ao contexto histórico em que surgiu. Dessa maneira, importa salientar, ainda, que este estudo tem a pretensão, igualmente, de investigar as relações entre política e educação no Rio Grande do Norte, no citado período (1960/64). Os resultados da pesquisa evidenciam que o contexto histórico em que surgiu a Campanha, bem como dos demais movimentos de educação e cultura popular da época, se caracterizava como sendo um momento de crise econômica e política das classes dominantes e de ascensão política dos trabalhadores urbanos e rurais. A mobilização popular decorrente possibilitou o aparecimento de práticas educativas alternativas com relação à "educação do sistema" e que se traduziam em propostas de conscietização e politização das pessoas envolvidas em tais práticas. 1 2022-10-05T10:34:59Z 2022-10-05T10:34:59Z 1981. Dissertação 374.4(81)(813.2) G373d DISSERTAÇÃO 38852 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38852 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38852