O professor e o jogo infantil /

O trabalho investiga em que estágio se encontram os(as) professores(as) da escola pública de Natal, RN, em relação ao conhecimento e ao domínio do conceito de Jogo Infantil. Inclui, a partir de uma literatura específica, uma discussão sobre esse tema, destacando o lúdico enquanto manifestação da ple...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Pedro Torres da., Ferreira, Maria Salonilde., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/38795
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O trabalho investiga em que estágio se encontram os(as) professores(as) da escola pública de Natal, RN, em relação ao conhecimento e ao domínio do conceito de Jogo Infantil. Inclui, a partir de uma literatura específica, uma discussão sobre esse tema, destacando o lúdico enquanto manifestação da plenitude humana e as teorias que, historicamente, fundamentam a prática desta atividade no interior da escola, culminando com a elaboração de um conceito de Jogo Infantil na Abordagem Sócio-Histórica, que serviu como um dos parâmetros para a análise dos conceitos formulados pelos(as) professores(as). Traça o perfil individual destes docentes, enfatizando aspectos da história pessoal e profissional, a trajetória da formação e atualização, assim como os conhecimentos teórico e prático sobre Jogo Infantil. Caracteriza, tendo como referência os estudos de Vygotsky (1993), o estágio conceitual em que eles(as) se encontram. Busca explicações na trajetória da formação, atualização e prática, para compreender o nível conceitual dos mesmos. Os resultados do estudo indicam que todos os(as) professores(as), independente do grau de escolaridade e da experiência acumulada no magistério, se encontram no estágio dos conceitos espontâneos. Alguns isolam um atributo do conceito de Jogo Infantil, mas não o separa das experiências cotidianas em que estão inseridos. Nesse sentido, suas generalizações tornam-se isolantes, não chegando a formular o conceito científico nessa área do conhecimento. Os estudos relativos ao processo de formação e desenvolvimento de conceitos, ressaltam que a apropriação do conceito científico pelos sujeitos, ocorre via aprendizado escolar, não sendo, no entanto, qualquer ensino que possibilita as rupturas necessárias para que estes ultrapassem i estágio espontâneo em direção aos níveis mais elevados de abstração e generalização. O processo de formação ao qual foi submetido os(as) professores(as) pesquisadores(as) não contribuiu, de forma significativa, para que os mesmos avançassem no seu desenvolvimento conceptual.#$&El trabajo investiga en que estado se encuentran los(las) professores(as) de las escuelas públicas de Natal, RN, en relación al conocimiento y dominio del concepto de juego infantil. Incluye, a partir de la literatura específica un debate sobre el tema, destacando el juego como manifestación de la plenitud humana y las teorías que, históricamente, fundamentan la práctica de esta actividad en el interior de la escuela, culminando con la elaboración de un concepto de juego infantil en el abordaje socio-histórico, que sirve como uno de los parámetros para el análisis de los conceptos formulados por los professores. Rastrea el perfil individual de estos docentes, destacando aspectos de la historia personal y profesional, la trayectoria de formación y actualización, así como el conocimiento teórico y práctico sobre el juego infantil. Tiene como referencia los estudios de Vygotsky (1993), para percibir el estado conceptual en que ellos se encuentran. Busca explicaciones en la trayectoria de formación, actualización y práctica, para comprender el nivel conceptual de los mismos. Los resultados de estudio indican que todos los(las) professores(as), independiente del grado de escolaridad y de experiencia acumulada en el magistério, se encuentran al nivel de los conceptos espontáneos. Algunos llegan a aislar un atributo del concepto de juego infantil, más nos los separan de las experiencias cotidianas en que están inseridos. En este sentido, sus generalizaciones se vuelven aisladas, no llegando a formular un concepto científico en esta área del conocimiento. Los estudios relativos al proceso de formación y desenvolvimiento de conceptos, destacan que la apropiación de los conceptos científicos por los sujetos, ocurre por medio del aprendizaje escolar, no siendo, entretando, qualquier enseñanza que posibita las rupturas necesarias para que estos ultrapasen el estadio espontáneo en dirección a los niveles más elevados de abstracción y de generalización. El proceso de formación al que fue sometido los(las) profesores(as)pesquisados(as) no contribuyó, de forma significativa, para que los mismos avanzen en su desenvolvimiento conceptual.